Trilha T01 – Circuito na Vila do Abraão

Trilha T01 – Primeira opção de passeio – Circuito do Abraão

Distância: 4.000 metros (circuito completo).
Nível: Plano, com algumas breves subidas.
Preparo físico: Leve.
Duração: 2 horas (ida e volta).
Orientação: Fácil.
Atrações: Sede do Parque (maquete da Ilha), mirantes, praia de areia monazítica, ruínas do antigo Lazareto, aqueduto, piscinas naturais e bares.

Passeio ideal para quem chega à Vila do Abraão e não tem muito o que fazer no primeiro dia. O cansaço da viagem, a sensação de que ainda balançamos com o mar e a busca por acomodações acabam nos deixando meio que de bobeira neste primeiro dia. O que mais queremos é relaxar, tirar o peso que restou do que deixamos lá fora no continente e acreditar que estamos numa ilha cercada de maravilhas por todos os lados.

Para entrar no ritmo, você poderá escolher dois belos passeios:

O Circuito do Abraão, com suas praias de areia monazítica, ruínas históricas, piscinas naturais e mirantes ou então, caminhar até a Praia do Abraãozinho, passando por praias irresistíveis até chegar num recanto único, que podem fazer você esquecer a vida, ou quem sabe, pensar nela.

Circuito do Abraão: Abraão > Praia Preta > Lazareto > Aqueduto

Abraão

Saindo da Praça principal em frente à Igreja de São Sebastião, siga à esquerda acompanhando a praia. Logo no início da rua fica a Sede do PEIG (Parque Estadual da Ilha Grande), onde você poderá ver uma maquete da Ilha e os trabalhos realizados pelo Parque.

A rua segue acompanhando a praia até chegar numa ponte, onde há uma cabine de fiscalização do Parque. Logo após a ponte surge trilha subindo à esquerda, enquanto a estrada segue costeando o mar. A trilha que sobe à esquerda dá acesso ao Mirante da Praia Preta e ao Poção que fica próximo ao Aqueduto, onde começa a trilha T02 (Aqueduto – Saco do Céu). Depois do Poção, ela desce à direita acompanhando o rio até chegar ao Lazareto na Praia Preta. Se você quiser chegar logo à Praia Preta e deixar o Aqueduto e o Poção para a volta, siga pela estrada ladeada de eucaliptos e passando ao lado de belos recantos.

Mirante do Pescador - Enseada do Abraão - Ilha Grande - RJ Pedra do Corisco - Enseada do Abraão - Ilha Grande - RJ

No decorrer da caminhada você passará pelo “Mirante do Pescador” e mais à frente por uma pedra rachada, conhecida como “Pedra do Corisco”, na praia do Corisco.

Praia Preta

Vista aérea da Praia Preta - Ilha Grande - RJ Praia Preta - Encontro do rio com o mar - Ilha Grande - RJ

A areia é preta e segundo dizem, medicinal! A água transparente e o visual no entorno é de nos deixar embasbacados com tanta beleza. No meio da praia desemboca um rio, que antes de se desfazer no mar forma piscina irresistível. Do outro lado do rio é fácil percebermos as ruínas de uma antiga construção sendo engolida por esquálidas raízes. Saiba mais sobre a Praia Preta.

Lazareto

Lazareto - Praia Preta - Ilha Grande - RJ

A primeira visão do seu interior nos é dada por uma janela gradeada, de onde vemos um recinto nada agradável, mas que ao mesmo tempo nos encharca de curiosidade e sentimentos. Saiba mais sobre o Lazareto aqui.

Para alcançar o Aqueduto e o Poção, siga o caminho atrás das ruínas do Lazareto e dobre na primeira trilha que surgir à esquerda subindo. A trilha que segue em frente vai dar na Praia do Galego, vizinha à Praia Preta e que na maré baixa deixa aparecer o casco de um navio naufragado.

Durante a subida, a trilha passa por vestígios de construções, as quais pertenceram ao Lazareto. À esquerda, corre o rio que mais em cima forma o Poção. Depois de breve trecho plano a trilha começa a descer até chegar à base do aqueduto, onde uma placa conta um pouco da sua história.

Aqueduto

Aqueduto - Enseada do Abraão - Ilha Grande - RJ Trilha com passagem pelo Aqueduto - Abraão - Ilha Grande - RJ

A trilha que segue em frente passando sob o aqueduto, é a trilha T02 que vai para a Cachoeira da Feiticeira e o Saco do Céu, descrita no próximo roteiro. Olhando à esquerda, você verá um rio descendo sobre uma pedra lisa, que serve de escorrega até um poço mais em baixo.

Poção

Poção com águas calmas e cristalinas - Abraão - Ilha Grande - RJ Poção - Suas águas nos convida para mergulhar e relaxar

Para retornar ao Abraão, atravesse o rio com cuidado para não escorregar nas partes molhadas. Após curva à esquerda, já quase no final da subida, surge bifurcação à esquerda que dá acesso ao Mirante do Poção. De cima dessa pedra você avista o aqueduto entre a mata com toda a sua exuberância de verdes.

A trilha segue plana, larga e limpa. Assim que começar a descer, surge bifurcação à esquerda, onde Placa Informativa T01 indica o Mirante da Praia Preta.

Mirante da Praia Preta

Vista do Mirante da Praia Preta - Abraão - Ilha Grande - RJ O Mirante da Praia Preta é uma caminha fácil na Vila do Abraão

Assim que você entrar na trilha, ela irá se dividir em diversos atalhos. Cada um leva a um altar com vista de diferentes ângulos da Enseada do Abraão com suas ilhas, praias e serras. Ao retornar a trilha principal, siga à esquerda, descendo até chegar à estrada.

 Dicas do ilhagrande.com.br:

  • Esteja você numa pousada, num camping ou em casa de amigos, sempre que sair para um passeio deixe recado informando o seu destino;
  • O uso de um cantil é imprescindível em qualquer caminhada. Lanterna também é importante;
  • Lembre em colocar sua vida e bem estar em primeiro lugar, faça uma caminhada com segurança acompanhado de um guia.

Trilha T01 – Segunda opção de passeio – Caminhada até a Praia do Abraãozinho

Distância: 4.000 metros (ida e volta a partir do Cais de Turismo)
Nível: Plano, com algumas breves subidas
Preparo físico: Médio
Duração: 2 horas (ida e volta)
Orientação: Fácil
Atrações: Praias de águas transparentes, figueira branca, restaurantes

Caminhada até a Praia do Abraãozinho: Abraão> Praia da Júlia > Praia da Bica > Praia Comprida > Praia da Crena > Praia do Abraãozinho

Você tanto pode ir a pé, como pegar um taxi boat e fazer a travessia em 5 minutos.

Saindo do Abraão, siga à direita até chegar ao final da Praia do Canto, isso pode ser feito tanto pela areia como pela Rua Getúlio Vargas que termina na Praia do Canto.

No final da praia siga a trilha que começa junto à placa informativa T10 (Abraão – Pouso). Depois de alguns metros, aproximando-se de uma praia, surge bifurcação. A que segue a direita, começando a subir, dá acesso à enseada de Palmas e praia de Lopes Mendes. Siga, portanto à esquerda, e chegue na praia da Julia.

Praia da Júlia

De água transparente e uma única moradia, a Praia da Júlia é muito frequentada por aqueles que estão em busca de tranquilidade e não querem caminhar muito. Após atravessar a Praia da Júlia, siga a trilha que passa entre pedras e logo você chegará às areias da Praia da Bica, que dependendo da maré, você terá que molhar os pés para continuar o passeio. No meio da praia, uma bica ajuda a refrescar o corpo e a alma. Só não faça uso de sua água para matar a sede.

Atravesse a praia e siga pela trilha contornando a costeira. O visual deste trecho irá te fazer parar várias vezes para apreciar tantos encantos.

Praia Comprida

É de fato a praia mais comprida deste percurso, mas você não terá que caminhar até o final dela para seguir em direção ao Abraãozinho. No meio da praia, assim que avistar uma casa no alto, siga a trilha que sobe à direita e que passa rente a esta casa e se transforma numa calçada de cimento. Mais alguns metros, ela faz curva à esquerda e torna-se bastante acidentada com muitas pedras e raízes no piso. Logo você passará pelas raízes de imensa figueira branca engolindo uma pedra.

Em meio à breve descida, surge bifurcação. A trilha que segue à direita, subindo, vai dar no Abraãozinho e a que desce à esquerda, na direção do mar, vai dar na Praia da Crena, onde funciona um restaurante e uma pousada. Suas águas calmas e transparentes abrigam cardumes de coloridos peixes, tartarugas e cavalos marinhos. Sem falar na vista espetacular da Enseada do Abraão, com o Pico do Papagaio ao fundo. Junto ao restaurante, há um atalho que dá acesso ao Abraãozinho.

Se você não for à Praia da Crena, siga em frente, com a trilha agora subindo. No momento em que ela ficar plana surge entroncamento à esquerda, que é o atalho que vem da Praia da Crena. A trilha segue larga, entre muitas árvores e raízes no piso. Logo ela começará a descer escadaria de cimento até chegar às areias da praia do Abraãozinho.

Praia do Abraãozinho

A prática de snorkeling nos costões de pedra à direita é de deixar qualquer um sem vontade de respirar. Mas é preciso tomar cuidado com o grande número de taxi boat que chegam e saem da praia a todo o momento. Caso você relaxe além da conta e não queira voltar caminhando, pegar um desses taxis boat para retornar ao Abraão é uma boa opção.

 Dicas do ilhagrande.com.br:

  • Esteja você numa pousada, num camping ou em casa de amigos, sempre que sair para um passeio deixe recado informando o seu destino;
  • O uso de um cantil é imprescindível em qualquer caminhada. Lanterna também é importante;
  • Lembre em colocar sua vida e bem estar em primeiro lugar, faça uma caminhada com segurança acompanhado de um guia.
+ Fotos  Confira as fotos da Trilha T01

Colaboração com fotos: Guia Ecológico João Pontes

Colaboração com conteúdo: Guia Bernardo José

Onde você encontra e quem faz