Trilha T04 – Freguesia de Santana – Bananal

Trilha T4 – Freguesia de Santana – Bananal

Distância: 2.800 metros (só a ida)
Nível: Subida e descida com médio grau de inclinação
Preparo físico: Médio
Duração: 1 hora (só a ida)
Orientação: Fácil
Atrações: Praias, bares, restaurantes e pousadas.

Esta trilha é obrigatória para quem está dando a volta. Apresenta uma forte subida e depois uma boa descida até a Praia do Bananal Pequeno, cortando belos trechos de mata e com possíveis avistamentos de animais silvestres. Na Praia do Bananal há algumas pousadas e Restaurantes. Há um corta-caminho que liga esta praia ao Saco do Céu, sem passar por Freguesia de Santana.

Percurso: Freguesia de Santana à Bananal

Trilha T04 - Freguesia de Santana à Bananal - Ilha Grande - RJ Trilha T04 - Freguesia de Santana à Bananal - Ilha Grande - RJ

Aproximadamente 1 hora sem contar as paradas.

A trilha T04 começa no canto esquerdo da Praia de Baixo, passa por bambuzal e segue acompanhando de perto o mar, que com a maré baixa, apresenta uma pequenina praia. Depois de cruzar riacho (água não potável), a trilha se aproxima de casas e começa a subir íngreme, com o piso muito acidentado.

No decorrer da subida, janelas se abrem na mata nos deixando ver o magnífico visual da Lagoa Azul e suas ilhotas. Depois de alguns sobes e desces, curvas à esquerda e à direita, figueiras imensas, a trilha começará a descer acentuada até chegar às areias da Praia do Bananal Pequeno, onde há Placa de Sinalização T04 , e a uma casa na praia.  Se  for à direita, há uma trilha costeira que leva até a Praia da Baleia.

Praia do Bananal Pequeno

Como o nome diz, é praia pequena, com manchas de areia monazítica e água transparente. Parte da Praia do Bananal é visível deste ponto e para vê-la por inteiro, siga até o final da praia e siga por entre blocos de pedra até chegar às areias douradas de Bananal, junto à Pousada Casa Nova.

Praia do Bananal

Trilha T04 - Praia do Bananal - Ilha Grande - RJ Trilha T04 - Praia do Bananal - Ilha Grande - RJ

Com 350 metros de extensão, é uma das praias mais bucólicas da Ilha. Bananal possui águas mornas e transparentes, e que dependendo da profundidade podem variar entre o verde e o azul.

No meio da praia fica a Capela do Divino Espírito Santo com sua calçada cravejada de cacos de vidros coloridos, formando um mosaico de temas ecológicos.

Uma das atrações de tirar o fôlego é subir o Mirante do Bananal, de onde se tem vista panorâmica de quase todas as praias deste lado da Ilha. Se você estiver dando a volta à Ilha, dependendo do tempo disponível e de sua condição física, compensa o esforço para alcançar o íngrime topo deste mirante ( de 25 a 50 minutos, só para subir).

Se você for retornar ao Saco do Céu pelo corta-caminho, o acesso é pela trilha da comunidade ao lado da pousada Casa Nova – informe-se com os moradores. ATENÇÃO, CUIDADO! A subida será puxada e a descida longa, margeando vale coberto de mata. É uma trilha selvagem, que pode representar algum perigo de perder-se em algumas derivações que levam a lugar nenhum.

 Dicas do ilhagrande.com.br:

  • Esteja você numa pousada, num camping ou em casa de amigos, sempre que sair para um passeio deixe recado informando o seu destino;
  • O uso de um cantil é imprescindível em qualquer caminhada. Lanterna também é importante;
  • Lembre em colocar sua vida e bem estar em primeiro lugar, faça uma caminhada com segurança acompanhado de um guia.

+ Fotos  Confira as fotos da Trilha T04

Colaboração com fotos: Guia Ecológico João Pontes

Colaboração com conteúdo: Guia Bernardo José

Onde você encontra e quem faz