Trilha T06 – Sítio Forte – Araçatiba

Trilha T6 – Sítio Forte – Araçatiba

Distância: 6.100 metros
Nível: Subidas e descidas entre todas as praias do percurso
Preparo físico: Semipesado
Duração: 2 horas e 30 minutos (ou muito mais se você parar para curtir as praias e conhecer a Lagoa Verde)
Orientação: Fácil
Atrações: Praias, piscina natural, mirantes, cachoeira, igrejas, ruínas, estrada antiga, pousadas, bares e restaurantes

Belíssima trilha com visuais de tirar o fôlego. São três praias até chegar a Araçatiba, e entre elas você subirá e descerá morros. Os trechos mais inclinados são os que ficam entre a Praia de Ubatubinha e a Praia da Longa e desta à Praia Grande de Araçatiba.

Em todas as praias do percurso há bares e restaurantes. Pousadas e campings só na Praia da Longa e na de Araçatiba.

Na Praia da Longa há uma trilha que dá acesso à Lagoa Verde. Caso você pretenda pernoitar em Araçatiba, existe uma outra trilha que liga a Lagoa Verde com a esta (T06), já bem próximo da praia da Cachoeira, no cantinho paradisíaco da enseada de Araçatiba, evitando assim ter que voltar à Praia da Longa e depois encarar um morro para chegar a Araçatiba.

Percurso: Sítio Forte à Praia da Longa (2h)

Trilha T06 - Sítio Forte à Praia da Longa - Ilha Grande - RJ Trilha T06 - Sítio Forte à Praia da Longa - Ilha Grande - RJ

Siga pelo gramado da Praia de Sítio Forte e suba a trilha que segue contornando o mar. Após esta breve subida, ela desce passando ao lado de uma casa à direita e logo você chega a um riacho que desemboca no início da Praia da Tapera.

Praia da Tapera

Trilha T06 - Praia da Tapera - Ilha Grande - RJ Trilha T06 - Praia da Tapera - Ilha Grande - RJ

Em linguagem indígena, tapera significa aldeia abandonada.

A praia é um extenso gramado, com muitos coqueiros espalhados. Devido ao mar calmo e transparente é perfeita para a prática de snorkeling. No final da praia há um restaurante e um chuveirão na areia.

Atravesse a ponte no final da praia e siga na direção de touceira de bambu no alto. Existem dois caminhos. Logo após eles se encontrarem, surge trilha descendo escadas à direita na direção do cais. Siga em frente subindo mais um pouco. Ao ficar plana, o visual da Enseada do Sítio Forte vai te fazer parar várias vezes.

Mais à frente, ao fazer curva à esquerda, você avista a estonteante Praia de Ubatubinha e o morro descampado que você irá subir para atingir a Praia da Longa.

Praia de Ubatubinha

Trilha T06 - Praia de Ubatubinha - Ilha Grande - RJ Trilha T06 - Praia de Ubatubinha - Ilha Grande - RJ

Ubatubinha (de ubá-tyba, o porto ou lugar de muitas canoas) é praia de beleza indescritível. A prática do snorkeling deixa qualquer mergulhador embasbacado com as belezas dos seus costões ricos em espécies marinhas.

Seguindo viagem, ao chegar ao final da praia, antes da entrada para o restaurante, suba a trilha à esquerda. Ao chegar numa cerca, siga à direita, subindo e acompanhando um vale à direita.

Após trecho plano, ladeado de bambus e com o piso totalmente coberto por suas folhas, a trilha começará a descer e você verá trechos do mar. Em meio à descida, junto a uma touceira de bambu, surge bifurcação. Siga a trilha da esquerda que segue descendo com muitas curvas. Ao chegar numa clareira, onde há bambuzal (bambu gigante) à esquerda, surge uma trilha à direita subindo. Siga a trilha da esquerda, contornando o bambuzal.

A partir deste ponto começam a surgir casas e mais à frente, você avistará Igreja Batista à esquerda. Siga descendo por vários trechos de escada na direção da praia da Longa.

Praia da Longa

Trilha T06 - Praia da Longa - Ilha Grande - RJ Trilha T06 - Praia da Longa - Ilha Grande - RJ

Com quase 400 metros de extensão e totalmente abrigada dos ventos, nesta praia costuma ancorar veleiros de várias partes do planeta.

Se a fome estiver te matando e você queira saborear uma deliciosa comida caseira, siga o caminho entre a escola e a Igreja de São Pedro até encontrar a pensão da Dona Nélia, que fica atrás da escola.

Daqui é possível se alcançar a Lagoa Verde e de lá seguir até Araçatiba contornando a costa, mas dependendo da hora, talvez seja melhor deixar para conhecê-la no dia seguinte a partir de Araçatiba. Você também pode pernoitar aqui, no único camping da praia.

Percurso: Paia da Longa à Praia Grande de Araçatiba (40 minutos)

Trilha T06 - Paia da Longa à Praia Grande de Araçatiba - Ilha Grande - RJ Trilha T06 - Paia da Longa à Praia Grande de Araçatiba - Ilha Grande - RJ

Se você for à Lagoa Verde, siga até o final da praia e depois pela trilha que vai costeando o mar até chegar numa casa à esquerda. Próximo a esta casa surge trilha à esquerda, subindo o morro. Esta trilha dá acesso à Praia da Cachoeira, vizinha à Praia de Araçatiba. Ao retornar da Lagoa Verde, se o seu destino for a Praia de Araçatiba, é por esta trilha que você terá que seguir.

Lagoa Verde

Trilha T06 - Lagoa Verde - Ilha Grande - RJ Trilha T06 - Lagoa Verde - Ilha Grande - RJ

Logo após a casa, você chega numa estonteante piscina de água verde e cristalina. Um pequeno canal com pedras submersas separa a Ilha Grande da Ilha da Longa. Os apaixonados por snorkeling ficam de tal forma hipnotizados que não conseguem mais sair da água, cuja transparência é total.

Caso você não vá à Lagoa Verde, ao sair da Igreja de São Pedro, siga pelo caminho à direita da Escola Pública até encontrar a Placa de Sinalização T6, indicando Praia Grande de Araçatiba.

Depois de passar por campo de futebol, junto a um bambuzal à esquerda, a trilha faz curva à esquerda e se você prestar atenção verá vestígios de antiga estrada feita de pedras em pé-de-moleque.

Quando o vestígio de estrada ficar bloqueado pelo mato, note trilha subindo o barranco à direita. Siga por ela. Com o coração querendo sair pela boca, você chega numa pedra, onde surge entroncamento descendo à esquerda. Siga a trilha da direita, subindo. Ao entrar num trecho de mata a descida torna-se acentuada.Descendo mais um pouco, surge outra bifurcação à direita, cuja trilha dá acesso à Lagoa Verde. Também parte desta trilha T6, outra trilha que dá acesso ao Mirante da Lagoa Verde.

No final da descida, a trilha aproxima-se da Praia da Cachoeira, cuja trilha de acesso irá surgir à direita. Se você não for a esta praia, siga acompanhando os postes da rede elétrica. Em seguida ela sobe, mas logo começará a descer e você avistará magnífica enseada de mar azul. A primeira faixa de areia que você avista é a Praia Grande de Araçatiba e a última, logo após pequena elevação, é a Praia de Araçatibinha.

Praia Grande de Araçatiba

Trilha T06 - Praia Grande de Araçatiba - Ilha Grande - RJ Trilha T06 - Praia Grande de Araçatiba - Ilha Grande - RJ

Em linguagem indígena, araçatiba quer dizer grande quantidade de araçás. Na época da colonização, os primeiros colonos encontraram tantos pés de araçás, que o nome indígena da praia acabou sendo mantido. Hoje, é raro encontrar um pé dessa deliciosa frutinha da família da goiaba, de gosto agridoce.

Com quase 1 quilômetro de extensão, é uma das praias mais povoadas da ilha. Em sua orla há pousadas, campings, bares e restaurantes que proporcionam conforto e lazer a quem está em busca de aventura, sossego e paz. Junto ao Posto de Saúde, há telefone público. Aqui também há diariamente barcos para Angra dos Reis e taxi-boats.

Lagoa Verde – Saindo de Araçatiba

Trilha T06 - Lagoa Verde saindo de Araçatiba - Ilha Grande - RJ Trilha T06 - Lagoa Verde saindo de Araçatiba - Ilha Grande - RJ

Para chegar nesta estonteante obra da Natureza, siga à direita até o final da praia onde começa a Trilha T6 (Araçatiba – Sítio Forte). Logo que começar a subir, fique atento a um bambuzal a esquerda e uma pedra grande a direita. Neste ponto há uma saída a esquerda, pelo bambuzal. É por esta trilha que você terá que seguir para alcançar a Lagoa Verde. O tempo de caminhada gira em torno dos 30 minutos (só a ida). Em meio à subida você verá trechos da Praia de Araçatiba e da Praia da Cachoeira em baixo. Leve água, lanche, máquina fotográfica. Há quem vá de caiaque ou canoa.

 Dicas do ilhagrande.com.br:

  • Esteja você numa pousada, num camping ou em casa de amigos, sempre que sair para um passeio deixe recado informando o seu destino;
  • O uso de um cantil é imprescindível em qualquer caminhada. Lanterna também é importante;
  • Lembre em colocar sua vida e bem estar em primeiro lugar, faça uma caminhada com segurança acompanhado de um guia.

+ Fotos  Confira as fotos da Trilha T06

Colaboração com fotos: Guia Ecológico João Pontes

Colaboração com conteúdo: Guia Bernardo José

Onde você encontra e quem faz