Trilha T07 – Araçatiba – Gruta do Acaiá

Trilha T07 – Araçatiba – Gruta do Acaiá

Distância: 5.300 metros (Só a ida)
Nível: Subida e descida acentuada entre a Praia Vermelha e a Gruta
Preparo físico: Semipesado
Duração: 1 hora e 30 minutos (Só a ida)
Orientação: Fácil até a Praia Vermelha e médio a partir dela
Atrações: Praias, piscina natural, fazendas marinhas, gruta submersa, mirante, casa de farinha, pousadas, bares e restaurante

Para conhecer a Gruta do Acaiá, uma impressionante caverna cuja saída é no fundo do mar, existe duas opções: ir de barco ou caminhando.

O caminho por terra é cheio de atrativos e de boas histórias nas prosas com os nativos. Até a Praia Vermelha, a trilha é praticamente plana. A partir dela a subida é forte no início, depois segue pela crista da serra até começar a descer na direção da gruta. Para ter acesso ao espetáculo de luzes, você será convidado a pagar uma pequena taxa ao morador local para ajudar na manutenção do local.

Não há fontes no caminho, portanto, leve água. Na Praia Vermelha há bares e restaurantes para você se reabastecer e recarregar as energias. Também não se esqueça de levar a máquina fotográfica e lanterna (de preferência as de cabeça), pois o interior da gruta é escuro e todo de pedras.

Se o tempo estiver muito nublado, não haverá o espetáculo das luzes.

Percurso: Praia Grande de Araçatiba à Praia Vermelha (40 minutos)

Trilha T07 – Praia Grande de Araçatiba à Praia Vermelha - Ilha Grande - RJ Trilha T07 - Praia Grande de Araçatiba à Praia Vermelha - Ilha Grande - RJ

Saindo da Praia Grande de Araçatiba, siga na direção da Praia de Araçatibinha. Atravesse a praia e continue pela Trilha T8 (Praia Grande de Araçatiba – Provetá). Poucos metros à frente, junto a um bambuzal, surge bifurcação à direita, onde há Placa Informativa T7 (Araçatiba – Gruta do Acaiá). Portanto, siga por ela à direita.

Depois de algumas breves subidas e descidas contornando o morro à esquerda e quase sempre próxima ao mar, você verá uma saída reversa e em descida à direita que liga à estonteante e quase escondida Praia de Itaguaçu.

Praia de Itaguaçu

Trilha T07 - Praia de Itaguaçu - Ilha Grande - RJ Trilha T07 - Praia de Itaguaçu - Ilha Grande - RJ

Em linguagem indígena, o nome dessa praia significa pedras grandes. De fato, ela é cercada de pedras, as quais forma deliciosa piscina natural. Continuando pela T7, logo a seguir, outra descida a direita que conduz a costeira onde está uma sensacional piscina Natural, conhecida localmente como Lagamar. Continuando a T7 que segue plana e mais alguns metros, depois de passando ao lado de um restaurante, ela termina nas areias douradas da Praia Vermelha.

Praia Vermelha

Trilha T07 – Praia Vermelha - Ilha Grande - RJ Trilha T07 – Praia Vermelha - Ilha Grande - RJ

Com 200 metros de extensão e água transparente, a Praia Vermelha. é um lugar mágico. Seus bares rústicos e a cordial população caiçara podem atrasar o passeio.

Aproveite para fazer um lanche e reabastecer o cantil. Daqui para frente, água só numa casa no alto do morro e depois na Gruta, onde funciona um pequeno bar (no verão apenas).

Percurso: Paia Vermelha à Gruta do Acaiá (50 minutos)

Trilha T07 – Paia Vermelha à Gruta do Acaiá - Ilha Grande - RJ Trilha T07 – Paia Vermelha à Gruta do Acaiá - Ilha Grande - RJ

Saindo da Praia Vermelha, siga a trilha que começa atrás do Bar Salvador da Pátria, subindo. Quanto mais alto, maior é o espetáculo das belas paisagens. No entanto, não há sombra neste trecho e por conta disso, o desgaste é grande.

Antes de terminar a subida, você passará por uma aconchegante casinha caiçara à esquerda. Num trecho onde as árvores começam a refrescar a trilha, que começa a ficar plana, surge casa de pau a pique à esquerda. Casa da lendária Dona Teresa, parteira de boa parte do povo da Praia Vermelha e que enquanto viva, manteve em funcionamento uma das casas de farinha mais antigas da Ilha.

A trilha segue praticamente plana, passa por roça de mandioca e segue por entre a mata. Não entre em nenhuma bifurcação à esquerda ou à direita. Siga sempre em frente, pela trilha principal mais larga e limpa até começar a descer e chegar ao portão de uma casa. Chame pelo proprietário com a saudação “Oh de casa!” e logo os cachorros vão dar o aviso.

Gruta do Acaiá

Trilha T07 – Gruta do Acaiá - Ilha Grande - RJ Trilha T07 – Gruta do Acaiá - Ilha Grande - RJ

Ao descer para o interior da caverna por uma escada improvisada de madeira, o movimento das ondas faz com que o ar saia da pela estreita abertura da caverna sob forte pressão. Passado o sufoco da descida, começa o de se manter abaixado o suficiente para não bater com a cabeça no teto de pedra enquanto continuar a deslizar para o interior da gruta. O ambiente é escuro e o uso de lanternas de cabeça é recomendado para se ter noção das alturas e dos obstáculos. A única luz natural vem da luminescência na água, causada pelo reflexo da luz solar. Não há como não ficar impressionado com o magnífico espetáculo de luzes.

 Dicas do ilhagrande.com.br:

  • Esteja você numa pousada, num camping ou em casa de amigos, sempre que sair para um passeio deixe recado informando o seu destino;
  • O uso de um cantil é imprescindível em qualquer caminhada. Lanterna também é importante;
  • Lembre em colocar sua vida e bem estar em primeiro lugar, faça uma caminhada com segurança acompanhado de um guia.

+ Fotos  Confira as fotos da Trilha T07

Colaboração com fotos: Guia Ecológico João Pontes

Colaboração com conteúdo: Guia Bernardo José

Onde você encontra e quem faz