Trilha T08 – Araçatiba – Provetá

 Trilha T08 – Araçatiba – Provetá

Distância: 4.700 metros
Nível: Subida e descida acentuadas
Preparo físico: Semipesado
Duração: 1 horas e 15 minutos (só ida)
Orientação: Fácil
Atrações: Praias, mirante, riachos, igreja, pousadas, camping, bares, trilhas inclinadas tanto para cima como para baixo, sol de rachar a cabeça, escorregões se estiver chovendo serão os principais desafios deste percurso. Entretanto, o esforço será compensado pelo visual das serras e do mar azul de Provetá. Quando a trilha começar a descer na direção de Provetá, surgem alguns riachos, mas nem todos são potáveis. Portanto, saia de Araçatiba abastecido.

Percurso: Praia Grande de Araçatiba à Provetá (1 hora 15 minutos)

Trilha T08 – Araçatiba – Provetá - Ilha Grande - RJ Trilha T08 – Araçatiba – Provetá - Ilha Grande - RJ

Saindo da Placa Informativa T8 (Araçatiba – Provetá), siga à esquerda na direção da Praia de Araçatibinha.

Praia de Araçatiba (Araçatibinha)

Trilha T08 – Praia de Araçatibinha - Ilha Grande - RJ Trilha T08 – Praia de Araçatibinha - Ilha Grande - RJ

Essa é a última praia de águas plácidas que você verá. Daqui para frente, até Lopes Mendes, todas as praias são de mar aberto. Após a praia, a trilha segue parcialmente plana em direção a bambuzal. Ao chegar nele, há uma bifurcação.  Direita é a trilha T7  que vai para a praia Vermelha. Siga à esquerda  para a vila de  Provetá, trilha que aos poucos vai ficando mais inclinada e com várias curvas em zigui-zague. Após esse trecho íngreme, a trilha apresenta breve descida passando em seguida por riacho e seguirá ora subindo ora descendo até cruzar por outro riacho (que poderá estar seco no inverno). Mais dois riachos irão cruzar a trilha, mas suas águas não são confiáveis para consumo. O próximo bar está há aproximadamente 25 minutos.

Quando a trilha começar a descer para valer, à direita surge vale que vai ficando mais fundo e amplo à medida que se aproxima da praia.Num determinado ponto, surge bifurcação descendo à direita, siga pela trilha principal que neste trecho fica plana, mas logo volta a descer com o vale se enchendo de casas e você avistará a Igreja Evangélica bem no centro do vilarejo e onde termina a trilha.

Provetá

Trilha T08 – Provetá - Ilha Grande - RJ Trilha T08 – Provetá - Ilha Grande - RJ

Em tupi-guarani proveta significa entre as pedras, ou sobre elas. De fato, quando se adentra de barco pela rendilhada costa da enseada, só vemos pedras, mar azul transparente e serras, até que de repente, surge a praia com a sua famosa Igreja Evangélica e no seu entorno as casas da vila. Depois da Vila do Abraão, Provetá é a segunda vila mais populosa da Ilha.

Muito provavelmente seu celular já não fala e nem escuta mais nada e só será útil para tirar fotos. Se você está a caminho do Aventureiro, ou dando a volta à Ilha, é sua última chance de dar um alônuma cabine telefônica que fica próxima à igreja. Você só encontrará outra em Dois Rios e depois no Abraão, daqui a três dias de caminhada, quando então você poderá avisar que sobreviveu.

Além dos barcos para Angra dos Reis e outras praias da Ilha, é possível fretar um barco para visitar a Praia dos Meros, a qual não tem acesso por trilha. Seguindo à esquerda da igreja, há uma padaria.

 Dicas do ilhagrande.com.br:

  • Em 2016 foi instalada uma antena da TIM na Vila mas, não podemos afirmar se o serviço é operante regularmente;
  • Esteja você numa pousada, num camping ou em casa de amigos, sempre que sair para um passeio deixe recado informando o seu destino;
  • O uso de um cantil é imprescindível em qualquer caminhada. Lanterna também é importante;
  • Lembre em colocar sua vida e bem estar em primeiro lugar, faça uma caminhada com segurança acompanhado de um guia.

+ Fotos  Confira as fotos da Trilha T08

Colaboração com fotos: Guia Ecológico João Pontes

Colaboração com conteúdo: Guia Bernardo José

Onde você encontra e quem faz