Trilha T09 – Provetá – Aventureiro

Trilha T09 – Provetá – Aventureiro

Distância: 3.500 metros
Nível: Subida e descida acentuadas
Preparo físico: Pesado
Duração: 1 hora e 30 minutos
Orientação: Fácil
Atrações: Praia, ondas, mirantes, riachos, igreja, vila caiçara, camping e bares. Por conta da inclinação, principalmente na descida para o Aventureiro, esta trilha é considerada uma das mais radicais da Ilha. Apesar de haver um riacho em meio à subida, cuja água precisa ser tratada antes de beber, saia de Provetá com o cantil abastecido.

Alerta:

Para permanecer no Aventureiro você precisa ter uma autorização da Turisangra, a qual pode ser adquirida em sua Sede na Praia do Anil em Angra dos Reis, ou na Associação de Moradores do Aventureiro, ou na Sede do INEA, também no Aventureiro. Neste caso, se o número de turistas permanentes chegou ao limite de 560 permitidos, você terá que voltar para Provetá ou se estiver dando a volta à Ilha, fretar um barco para a Parnaioca, o que nem sempre é possível devido às condições do mar.

Percurso: Provetá à Aventureiro (1 hora e 30 minutos)

Trilha T09 – Provetá à Aventureiro - Ilha Grande - RJ Trilha T09 – Provetá à Aventureiro - Ilha Grande - RJ

Siga à esquerda até o final da praia e depois que atravessar a ponte, a trilha começa a subir e logo surge Placa Informativa T09 (Provetá – Aventureiro). O tempo de caminhada e percurso indicados nela refere-se à ida e volta. Ou seja: 7.000 metros que podem levar 5 horas para percorrê-los. A placa também avisa que para permanecer no Aventureiro, é necessária autorização da FEEMA. A partir da placa, não siga nenhuma trilha à direita, siga sempre em frente, subindo em ziguezague. Num determinado ponto, surge trilha descendo à esquerda em direção a um vale. Continue para cima. Quando parar para recuperar o fôlego, não deixe de olhar para trás e ver a magnífica vista da praia.

Trilha T09 – Provetá à Aventureiro - Ilha Grande - RJ Trilha T09 – Provetá à Aventureiro - Ilha Grande - RJ

As árvores começam a aparecer e você passará por riacho temporário. Mais à frente, outro riacho temporário cruzará a trilha, até que você chega num riacho que forma pequenos poços entre pedras. A água é potável, mas será prudente trata-la antes de beber. Daqui para frente você só encontrará água no Aventureiro. Após a fonte, a trilha seguirá subindo até entrar na mata e ficar plana. Neste ponto há placa informativa T09 avisando que você está na divisa da Reserva Biológica da Praia do Sul. Daqui pra frente só descida, cada vez mais inclinada e em ziguezague. De vez em quando, por entre o ramo das árvores, você verá trechos das praias do Sul e do Leste. Depois de passar por riacho, a trilha sobe alguns metros e logo volta a descer, passando ao lado de roça de onde se tem vista das praias da Reserva. Siga sempre em frente na direção da praia até chegar à Placa Informativa T09. Praia do Aventureiro

Trilha T09 – Provetá à Aventureiro - Ilha Grande - RJ Trilha T09 – Provetá à Aventureiro - Ilha Grande - RJ

O Paraíso das belezas naturais mais selvagens da Ilha. Montanhas, mirantes, praias de águas cristalinas, ondas perfeitas que atraem surfistas de várias tribos e procedências, o coqueiro deitado saudando os que chegam pelo mar e o seu povo hospitaleiro são tributos que fazem desta praia um dos lugares mais idílicos da Ilha Grande. Há vários campings espalhados pelas residências dos moradores. Em quase todos serve refeição ou tem espaço reservado para você preparar seus pratos de macarrão instantâneo.

Trilha T09 – Provetá à Aventureiro - Ilha Grande - RJ

Seguindo à direita, na direção do cais, chega-se ao pitoresco coqueiro deitado (cartão postal do Aventureiro). Após o coqueiro, a trilha é cimentada e com menos de 50 metros de percurso surge trilha à direita, onde há placa informando: Mirante da Sundara. Veja mais detalhes deste mirante aqui. Seguindo pela calçada de cimento, você chega a uma bifurcação. A continuação da calçada que desce à esquerda dá acesso ao cais e a que segue em frente dá acesso a Pedra da Espia. Seguindo à esquerda da praia, logo após a Sede da FEEMA, você passará pela Igreja de Santa Cruz e chegará num camping, quase no final da praia. Após o camping, a trilha segue à esquerda sobre blocos de pedra por onde corre um riacho e termina nas areias cantantes da Praia do Demo. Praia do Demo

Trilha T09 – Provetá à Aventureiro - Ilha Grande - RJ Trilha T09 – Provetá à Aventureiro - Ilha Grande - RJ

A praia não tem nada haver com o Demo. Só na cabeça de um louco que há muito tempo viveu naquelas bandas e era atormentado por um ser sobrenatural sem cabeça que queria arrancar a sua. A areia é tão fina e macia, que canta ao ser pisada e em noites estreladas, você tem a sensação de que pode tocar as estrelas com as mãos. Após a praia, existe uma trilha que dá acesso ao alto da pedra que você avista à esquerda e que é conhecida como Pedra do Demo. Esta sim pode ser um desafio impossível de vencer. Além da assustadora inclinação para o mar, esse penhasco de 500 metros de extensão apresenta inúmeras línguas d’água que se pisadas por descuido, podem provocar tombos e escorregões com desfechos imprevisíveis. Não é permitido avançar pelas areias da Praia do Sul na tentativa de alcançar a Praia da Parnaioca. As Praias do Sul e do Leste fazem parte da Reserva Biológica da Praia do Sul, onde o acesso é proibido por Lei. Se você quer chegar à Parnaioca, o meio mais rápido e correto é fretando um barco. Entretanto, vai depender das condições do mar.

 Dicas do ilhagrande.com.br:

  • Esteja você numa pousada, num camping ou em casa de amigos, sempre que sair para um passeio deixe recado informando o seu destino;
  • O uso de um cantil é imprescindível em qualquer caminhada. Lanterna também é importante;
  • Lembre em colocar sua vida e bem estar em primeiro lugar, faça uma caminhada com segurança acompanhado de um guia.

+ Fotos  Confira as fotos da Trilha T09

Colaboração com fotos: Guia Ecológico João Pontes

Colaboração com conteúdo: Guia Bernardo José

Onde você encontra e quem faz