Trilha T10 – Abraão – Pouso

Trilha T10 (Abraão – Pouso)

Distância: 4.700 metros
Nível: Médio (subidas e descidas entre todas as praias do percurso)
Preparo físico: Semipesado
Duração: 2 horas e 30 minutos
Orientação: Fácil
Atrações: Praias, mirantes, mangue, piscina natural, animais silvestres, pousadas, campings, bares, restaurantes, igreja e serviço de taxi boat.

Trilha perfeita para os amantes das caminhadas ecológicas. De orientação fácil, não há como se desorientar pelo caminho. A etapa mais difícil é entre o Abraão e a Praia Grande das Palmas por apresentar uma serra no meio do caminho. A partir da Praia das Palmas, a trilha apresenta breve subida e depois desce suavemente até a Praia do Mangue.

Bares, restaurantes e pousadas você irá encontrar nas praias Brava, Palmas, Mangue e Pouso. Em Lopes Mendes há barracas que vendem sanduíches e bebidas. Não há fontes de água potável pelo caminho.

Para quem não está em forma ou queira chegar à Praia de Lopes Mendes sem tanto esforço, a opção é ir de barco até a Praia do Pouso e de lá, mais meia hora de caminhada até Lopes Mendes pela Trilha T11 (Pouso – Lopes Mendes). Caso você pretenda retornar a pé, é recomendável levar lanterna.

Percurso: Abraão à Pouso (2 horas e 30 minutos)

Abraão

Trilha T10 – Enseada do Abraão - Ilha Grande - RJ Trilha T10 – Enseada do Abraão - Ilha Grande - RJ

Saindo do Abraão, siga à direita até o final da Praia do Canto, onde começa a Trilha T10, que indica o percurso Abraão – Pouso, de 5.800 a 6.000 metros e com tempo de duração de 2 horas e 30 minutos a 3 horas.

Com um minuto de caminhada, você chega à Praia da Júlia. A trilha para Palmas e Lopes Mendes é a que segue para a direita, acompanhando cerca de arame farpado.

A trilha começa subindo suavemente. Após curva à esquerda o grau da subida irá aumentar. Não vá por nenhuma trilha que surja à esquerda, siga sempre em frente pela trilha mais larga e definida.

Com aproximadamente 30 minutos de caminhada,você chega ao topo do morro, de onde se tem vista magnífica da Enseada do Abraão. Você está no Mirante do Caminho de Palmas  (também chamado de “Deus me livre”).

Trilha T10 – Mirante do Caminho de Palmas - Ilha Grande - RJ Trilha T10 – Mirante do Caminho de Palmas - Ilha Grande - RJ

A partir desse ponto, a trilha se manterá plana e volta a entrar na mata e logo começará a descer. Salvo um breve trecho plano no meio do caminho, até chegar à Praia das Palmas será só descida.

Após passar por riacho, a trilha sobe por alguns metros e volta a descer até chegar numa bifurcação. A trilha que segue à esquerda dá acesso à paradisíaca Praia Brava de Palmas, onde funciona uma pousada e um restaurante. A trilha T10 é a que segue à direita, na direção de um riacho.

Trilha T10 – Praia Brava de Palmas - Ilha Grande - RJ Trilha T10 – Praia Brava de Palmas - Ilha Grande - RJ

Atravesse o rio passando sobre blocos de pedra à esquerda. Essa pedra exige cuidado para se descer por ela. Há uma corda para auxiliar no equilíbrio.

Praia Grande das Palmas

Trilha T10 – Praia Grande de Palmas - Ilha Grande - RJ Trilha T10 – Praia Grande de Palmas - Ilha Grande - RJ

Siga pela areia da praia, sombreada por amendoeiras e coqueiros. O caminho segue pela areia, passa pela igreja de São Benedito e vários bares. Aproveite para encher os cantis com água para encarar a próxima etapa.

Siga até o final da praia e suba a rampa de pedra que irá surgir à direita. No decorrer da subida, não deixe de olhar para trás e ver o belo visual da Enseada das Palmas. A trilha segue subindo entre a capoeira e samambaias.

Trilha T10 – Praia Grande de Palmas - Ilha Grande - RJ Trilha T10 – Praia Grande de Palmas - Ilha Grande - RJ

Ao chegar num trecho de mata, a trilha começará a descer com muitas pedras e raízes no piso. Logo você estará vendo por entre as árvores trechos das praias do Mangue e do Pouso.

Ao final da descida, surge à direita, placa informativa T10. Saindo da placa, você chega a uma ponte de madeira que atravessa um rio, que antes de desembocar no mar forma uma pequena lagoa.

Praia do Mangue

Trilha T10 – Praia do Mangue - Ilha Grande - RJ

Quase no final da praia, próximo ao cais onde atracam os barcos que fazem a travessia do Abraão para o Pouso, há um bar que serve variados petiscos e bebidas. Daqui para frente, você só vai encontrar algo para comer ou beber na Praia do Pouso, onde, às vezes, funciona um restaurante flutuante e em Lopes Mendes, nas barracas que vendem sanduíches e bebidas.

A trilha segue por breve trecho de mata e logo chega às areias da Praia do Pouso.

Praia do Pouso

Trilha T10 – Praia do Pouso - Ilha Grande - RJ

Praia de areia branca e águas claras. Na beira da praia um restaurante flutuante. Aqui também é comum encontrar barcos que fazem a travessia para o Abraão, principalmente os taxis boat.

No meio da praia começa a Trilha T11, que dá acesso à Praia de Lopes Mendes. E no final da praia a Trilha T12 (Pouso – Farol dos Castelhanos).

 Dicas do ilhagrande.com.br:

  • Esteja você numa pousada, num camping ou em casa de amigos, sempre que sair para um passeio deixe recado informando o seu destino;
  • O uso de um cantil é imprescindível em qualquer caminhada. Lanterna também é importante;
  • Lembre em colocar sua vida e bem estar em primeiro lugar, faça uma caminhada com segurança acompanhado de um guia.

+ Fotos  Confira as fotos da Trilha T10

Colaboração com fotos: Guia Ecológico João Pontes

Colaboração com conteúdo: Guia Bernardo José

Onde você encontra e quem faz