Trilha T11 – Pouso – Lopes Mendes – Sto Antônio

Trilha T11 – Pouso – Lopes Mendes – Santo Antônio

Distância: 900 metros
Nível: Médio (subida e descida)
Preparo físico: Moderado
Duração: 30 minutos
Orientação: Fácil
Atrações: Praias, mirantes, mangue, piscina natural, igreja e vestígios de civilizações indígenas (amoladores polidores fixos).

Apesar de curta, essa apresenta boa subida assim que começa. Se você for à praia de Santo Antônio, é por esta trilha que você terá que seguir. A trilha para Santo Antônio começa no meio da trilha T11.

Há outra maneira de se chegar a Lopes Mendes sem precisar subir o morro da Trilha T11. É pelo Caminho da Aroeira, que começa num trecho da T12 (Pouso – Farol dos Castelhanos) e termina no final da Praia de Lopes Mendes (canto esquerdo). São 2 Km a mais que a oficial e apesar de uma breve subida, este caminho é praticamente plano.Veja detalhes deste caminho na Opção 2.

Percurso: Pouso à Lopes Mendes ou Santo Antônio

30 minutos até Lopes Mendes e 40 minutos até Santo Antônio.

Opção 1: Trilha T11

T11 – Pouso – Lopes Mendes – Santo Antônio - Ilha Grande - RJ T11 – Pouso – Lopes Mendes – Santo Antônio - Ilha Grande - RJ

A trilha começa no meio da praia do Pouso e logo começa a subir. Assim que começar a descida, fique atento para ver a placa de sinalização T11 que irá surgir à direita, junto a uma bifurcação também à direita. Essa trilha dá acesso à praia de Santo Antônio, 40 minutos de caminhada (ida e volta). Caso você vá a esta praia, veja a descrição dessa trilha no final desta opção.

Seguindo em direção a Lopes Mendes, a trilha irá descer por mais alguns metros. Ao ficar plana, depois de passar por passarela de troncos fatiados, a trilha se transforma num areal.

Lopes Mendes

T11 – Lopes Mendes - Ilha Grande - RJ T11 – Lopes Mendes - Ilha Grande - RJ

Lopes Mendes é a segunda maior praia da Ilha (a primeira é a Praia do Sul) e uma das mais belas. Tão encantadora, que suas areias cantam ao serem pisadas.

Logo na chegada, junto aos pés de abricó, há barracas que vendem bebidas e sanduíches.

O lado mais calmo e praticamente sem ondas fica no final da praia, à esquerda olhando para o mar e logo após uns blocos de pedra que dividem a praia. Nestas pedras, é fácil identificar as marcas de afiamentos de machados, pontas de flechas e remos utilizados pelos índios.

T11 – Caminho da Aroeira - Ilha Grande - RJ T11 – Caminho da Aroeira - Ilha Grande - RJ

Caso você queira retornar à Praia do Pouso pelo Caminho da Aroeira, siga até encontrar uma capela abandonada. Nesse caminhar, você passará por um riacho que nunca desemboca no mesmo lugar e por uma imensa boia encalhada. Fique atento, pois a igrejinha só é vista no instante em que você passar em frente ao caminho que dá acesso a ela.

O Caminho da Aroeira começa atrás da igreja. Ao chegar nele, siga à esquerda pela estada de terra. Algumas bifurcações surgem à esquerda, ignore-as e siga sempre pela estrada. O caminho é todo plano e sombreado.

Trilha T11 – Caminho da Aroeira - Ilha Grande - RJ

Ao chegar numa placa de sinalização T12 (Pouso – Farol dos Castelhanos). O caminho que segue à direita, subindo, dá acesso ao Farol dos Castelhanos. A estrada que segue em frente termina no portão de uma propriedade particular. A trilha que você terá que seguir para alcançar o Pouso é a da esquerda, passando sobre um tablado. Depois disso, ela chega num largo onde há uma escola (fechada) à esquerda e uma casa no alto à direita. Siga o caminho em frente, ladeado de bambus. Mais à frente, a trilha começará a subir um pequeno morro. Depois da descida, ela segue acompanhando o mar passando por diversas piscinas naturais.

Se você deixou para conhecer Santo Antônio depois de visitar Lopes Mendes, retorne pela trilha T11 até encontrar a placa de sinalização indicando o início da trilha para Santo Antônio.

Trilha para Santo Antônio

Trilha T11 – Trilha para Santo Antônio - Ilha Grande - RJ

A trilha para Santo Antônio começa estreita e bem fechada. Depois de um bambuzal à direita, a trilha cruza córrego (que poderá estar seco ou cheio de lama) e começa a subir suavemente passando por trecho de samambaias.

Com aproximadamente 15 minutos de caminhada, surge bifurcação em forma de ‘Y’. A trilha da direita, mais fechada, vai dar na Praia do Caxadaço. Por não ser trilha oficial e ter acesso precário,com muitas histórias de perdidos e acidentes graves, essa trilha só deve ser percorrida na companhia de um guia que conheça muito bem o caminho.

Talvez você nem note essa bifurcação, mas se notar siga a trilha da esquerda, mais larga e definida. Depois de trecho com muito mato a trilha começará a descer por entre a mata até chegar num riacho que serpenteia a praia (água não potável).

Praia de Santo Antônio

Trilha T11 – Praia de Santo Antônio - Ilha Grande - RJ Trilha T11 – Praia de Santo Antônio - Ilha Grande - RJ

Praia de beleza exuberante, areia branca, águas transparentes, cercada pela mata, um riacho serpenteando a areia, piscinas naturais e mirantes. Porém, é preciso cuidado quanto às correntezas muito comuns entre a praia e uma ilhota de pedras.

Ao sair de Santo Antônio, não deixe lixo e dentro do possível, traga o que encontrar pelo caminho.

Opção 2: Caminho da Aroeira

Trilha T11 – Caminho da Aroeira - Ilha Grande - RJ Trilha T11 – Caminho da Aroeira - Ilha Grande - RJ

Este é o caminho mais longo para se chegar a Lopes Mendes. Em compensação, você chegará no canto mais paradisíaco da Praia de Lopes Mendes. Com exceção de uma breve subida logo no início da trilha, o caminho é todo plano e arborizado. Apesar de ter uma fonte no meio da trilha, não deixe de estar munido de alguns litros de água e algum lanche, pois não haverá nenhum bar no caminho. Em Lopes Mendes só há água e lanche nas barracas que ficam no início da praia, há dois quilômetros de onde você irá chegar.

Caminhe até o final da Praia do Pouso, onde há Placa Informativa T12 (Pouso – Farol dos Castelhanos). Após trecho de pedras você chega às areias da Praia de Itaoca.

Praia de Itaoca

Dependendo da maré, a água pode cobrir toda a areia. Ainda é possível se ver as ruínas de uma casa que pertencia à fazenda que existiu na região há séculos. Vestígios mais antigos estão nas pedras junto ao mar, onde é possível se ver as marcas de afiamento lítico deixadas pelos índios (amoladores polidores fixos).

A trilha segue acompanhando o mar, até que num determinado trecho, junto a um bambuzal, numa curva à direita, a trilha começará a subir.

Em meio a esta breve subida, surge bifurcação à esquerda, indo na direção de uma casa em ruína. Siga por qualquer uma. No final da descida, há uma fonte de água potável à esquerda, que escorre por um cano. Aproveite para abastecer o cantil e use purificador.

Trilha T11 – Caminho da Aroeira - Ilha Grande - RJ Trilha T11 – Caminho da Aroeira - Ilha Grande - RJ

A trilha segue larga e plana, passa por uma escola abandonada e após trecho alagadiço, passando sobre tablado de madeira, chega numa estrada de chão (Caminho da Aroeira). Neste ponto, do outro lado da estrada, junto à Placa T12, continua a trilha para o Farol, descrita no próximo Roteiro.

Siga à direita, pela estrada ladeada de árvores e pequenas lagoas. Não entre em nenhum caminho à direita. Siga sempre pela estrada até chegar numa capela abandonada (Igreja de Santana), de onde se avista as areias de Lopes Mendes. No final da praia há um pequeno córrego (dependendo da época poderá estar seco) onde é possível tomar um banho de água doce.

Para retornar à Praia do Pouso, você tanto pode voltar pelo Caminho da Aroeira, como caminhar até o início da praia (2,5Km) e de lá seguir pela T11, podendo ainda passar por Santo Antônio, que está descrita na Opção 1.

Dicas do ilhagrande.com.br:

  • Esteja você numa pousada, num camping ou em casa de amigos, sempre que sair para um passeio deixe recado informando o seu destino;
  • O uso de um cantil é imprescindível em qualquer caminhada. Lanterna também é importante;
  • Lembre em colocar sua vida e bem estar em primeiro lugar, faça uma caminhada com segurança acompanhado de um guia.

+ Fotos  Confira as fotos da Trilha T11

Colaboração com fotos: Guia Ecológico João Pontes

Colaboração com conteúdo: Guia Bernardo José

Onde você encontra e quem faz