Trilha T14 – Abraão – Dois Rios

Trilha T14 – Abraão – Dois Rios

Distância: 8.200 metros (só a ida)
Nível: Subidas e descidas acentuadas
Preparo físico: Pesado
Duração: 2 horas e 40 minutos (só a ida)
Orientação: Fácil
Atrações: Mirantes, praia, rios, piscinas naturais, animais silvestres, ruínas do presídio, Museus, Centro de Estudos e Desenvolvimento Sustentável (CEADS), telefone público, cantina e bar.

Esta trilha é bastante frequentada pelos trilheiros que vão em busca da paz e das maravilhas de Dois Rios, como também pelos que vão se aventurar por trilhas mais selvagens, como as do Pico do Papagaio, Caxadaço e da Parnaioca. Alguns se atrevem a pedalar até Dois Rios, mas as condições da estrada não permitem um passeio confortável. A caminhada é por estrada de terra. No meio do caminho existe uma trilha que ajuda a encurtar o trajeto (corta-caminho).

Durante a caminhada há algumas fontes para você se refrescar e abastecer o cantil. Convém tratar a água, já que os animais também fazem uso das mesmas. Leve lanterna, água, lanche, repelente, protetor solar e a máquina fotográfica. Se você está indo para o Caxadaço ou para o Pico do Papagaio, estes itens são imprescindíveis. Só em Dois Rios há um bar e uma cantina que servem refeições. Não há pousadas nem campings.

Além da belíssima praia, em cada canto dela desemboca um rio, que antes de se lançarem ao mar, formam piscinas espetaculares.

Percurso: Abraão à Dois Rios

Trilha T14 – Abraão – Dois Rios - Ilha Grande - RJ Trilha T14 – Abraão – Dois Rios - Ilha Grande - RJ

A estrada para Dois Rios começa junto ao campo de futebol, onde há Placa Informativa T14 (Abraão – Dois Rios).

Com 10 minutos de caminhada, você irá passar por extenso bambuzal. Numa curva fechada à direita, quando surge um muro de pedras à esquerda (contenção da estrada), fique ligado, pois após fazer curva fechada à esquerda, mais a frente irá surgir a trilha T13 (Pico do Papagaio).

Com 20 minutos de caminhada, você chega à trilha T13. Se o seu destino for o Pico do Papagaio, siga a descrição da Trilha T13.

Após a Placa T13, há um riacho, cuja água, se tratada, pode ser consumida.

Com aproximadamente 45 minutos de caminhada, numa curva fechada à direita, surge um descampado que nos permite ter uma bela vista da Enseada do Abraão. Esse mirante tem o sugestivo nome de Curva da Morte devido a um acidente em que um caminhão com soldados do extinto presídio perdeu o freio e acabou descendo ladeira abaixo.

À direita do barranco, há uma placa de sinalização T14 e junto dela uma trilha que desce vertiginosamente. Esse é um dos corta-caminhos que, na volta, você poderá usar para chegar mais rápido ao Abraão. Esse atalho termina na Rua das Flores.

Após o mirante, a estrada segue subindo. Quando começar a descida, fique atento para uma trilha que irá surgir à direita, junto a um bambual. Essa trilha é um corta-caminho que economizará trinta minutos de caminhada e centenas de metros de estrada. O corta-caminho termina junto a uma piscina natural conhecida por Piscina dos Soldados.

Trilha T14 – Piscina dos Soldados - Ilha Grande - RJ

Siga descendo a estrada ao som do riacho à direita. Após longa reta você chegará numa ponte. Mais alguns metros, antes de fazer curva à esquerda, surge outra ponte. Atenção! Se você está indo para o Caxadaço, fique atento para ver a Placa Informativa T15 (Dois Rios – Caxadaço) que irá surgir à esquerda, junto a uma pedra, e que desce na direção do leito pedregoso do rio que você acabou de atravessar.

Com aproximadamente 2 horas (ou mais) de caminhada, você chega a esta placa. Se o seu destino for o Caxadaço, siga a descrição da Trilha T15.

Após a placa, a estrada faz curva à direita e esquerda e logo você estará caminhando por alameda de palmeiras Imperiais. A estrada termina numa imensa praça com uma igreja à esquerda e as casas da vila.Normalmente somos recepcionados por um guarda-parque, que anota nossos nomes.

Caso você queira chegar logo à praia, siga qualquer rua à esquerda. Se você preferir matar a sede ou comer alguma coisa, siga contornando a praça.

Dois Rios

Trilha T14 – Dois Rios - Ilha Grande - RJ Trilha T14 – Dois Rios - Ilha Grande - RJ

Os pontos mais frequentados da praia são as fozes dos dois rios, cada um desembocando num lado da praia e que antes de se lançarem ao mar formam deliciosas piscinas. Amendoeiras sombreiam a praia de águas cristalinas e com vista espetacular das ilhas de Jorge Grego e das ilhas Armação e dos Cabritos próximas à praia. O morro careca à direita é o Morro do Cavalinho em cima do qual fica o Mirante de Dois Rios. O único guia especializado nessa escalaminhada é o guia João Pontes.

Além da pequena comunidade, também faz parte da vida do povoado os universitários, pesquisadores e cientistas do CEADS (Centro de Estudos e Desenvolvimento Sustentável). Em 2010, foi inaugurado o Museu do Cárcere, que reúne peças do que restou do extinto presídio e conta a sua história. Uma peça viva do presídio e famoso no mundo inteiro é o artista plástico Júlio de Oliveira, um ex-presidiário, e talvez o único, que acredita que ao ser preso, ao invés do Inferno, acabou por descobrir o Paraíso. Suas histórias e causos são impressionantes.

Dicas do ilhagrande.com.br:

  • Esteja você numa pousada, num camping ou em casa de amigos, sempre que sair para um passeio deixe recado informando o seu destino;
  • O uso de um cantil é imprescindível em qualquer caminhada. Lanterna também é importante;
  • Lembre em colocar sua vida e bem estar em primeiro lugar, faça uma caminhada com segurança acompanhado de um guia.

+ Fotos Confira as fotos da Trilha T14

Colaboração com fotos: Guia Ecológico João Pontes

Colaboração com conteúdo: Guia Bernardo José

Onde você encontra e quem faz