Gruta do Acaiá

Gruta do AcaiáA Gruta do Acaiá esconde em seu interior um espetáculo maravilhoso. Aproximadamente 8 metros, abaixo do nível do mar, há uma fenda na pedra da costeira, por onde água do mar tem acesso a um salão subterrâneo onde há uma praia de pedra subterrânea. A luz solar, propagada na água forma o fenômeno da fluorescência que é impressionante.  Na escuridão total, vemos uma névoa verde turquesa com pontos piscantes e brilhantes como se fossem diamantes.

A gruta possui cerca de 30 metros de largura e uma altura média de 1 metro.  O acesso é por terra, descendo por uma caverna com passagem estreita e difícil, quase 10 metros do percurso é feito rastejando e é fácil sujar a roupa. 

A trilha que Leva à Gruta do Acaiá é fácil de caminhar, com pequenas subidas e descidas, alguns trechos descampados, vegetação rala.

Curiosidade sobre a gruta do Acaiá:

A forma da gruta pode ser compara como uma garrafa, cujo fundo estaria ligada com o mar e o gargalo é a abertura acima do morro. Quando o mar está com correntes marinhas e ondas mais fortes, o movimento de sobe e desce das ondas dentro da gruta, provoca também um movimento no ar, de aspiração e expiração.  A intensidade da corrente de ar pode tal que dá para esvoaçar os cabelos longos e se mais forte chega a agitar a folhagem das árvores que ficam no topo da entrada .

Há um pequeno sítio arquelógico na propriedade, popularmente chamado de sambaqui e em 2013, uma  exploração arqueológica  encontrou ossadas humanas que foram estimadas com 250 anos e 3000 anos.

Dicas do ilhagrande.com.br:

  • É útil o uso de lanterna de pilha. Vale lembrar que o flash das câmaras fotográficas ofuscará a luz do sol refletida na água do mar;
  • O fenômeno da fluorescência é muito sensível a intensidade da luz solar portanto, em dias nublados não haverá ;
  • Não há energia elétrica, não há hospedagem,  a localidade com pousadas mais próxima é Praia Vermelha;
  • Como fica dentro de uma propriedade particular, sua manutenção e limpeza é feita pela família moradora no local. É cobrada uma taxa de ingresso no interior da gruta (R$ 10,00);
  • No local você poderá ouvir história interessante sobre a vida dos nativos da região, as atividades econômicas,  índios e piratas.

Como chegar na gruta do Acaiá:

  • Caminhando desde Araçatiba, pela trilha T8 (que conduz até Provetá).  Após deixar a praia de Araçatibinha, haverá um entroncamento onde inicia a trilha T7,  passa pelas praias de Itaguaçú   e Vermelha. Após a praia Vermelha a caminhada é de 5 km ida e volta;
  • Fazendo um passeio de barco, escuna ou lancha desde Abraão, Bananal, Sitio forte, Araçatiba ou Praia Vermelha. Informe-se melhor em passeios marítimos;
  • Pelo Flexboat Natiga 1 que a faz a ligação de todas as praias desde Parnaioca até Bananal com Angra dos Reis.

Para visitar a Gruta você pode fazer um contato com os moradores do local, Valdeli ( “Grilo” ) ou Claudete  e agendar sua visita. Telefones (24) 999.851.508.

Fotos da gruta do Acaiá:

+ fotos

Preservação AmbientalVocê também é responsável pela preservação de Ilha Grande.
Não deixe nada além de pegadas. Não mate nada a não ser o tempo e não tire nada além de fotografias.

O que você encontra aqui

Agências / Operadoras / Lanchas / Guias

Não há provedor de serviço cadastrado.

Gastronomia

Não existe gastronomia.

ATENÇÃO

RISCO DE ACIDENTE
O acesso também pode ser feito via mergulho submarino. Não é aconselhável para iniciantes. Somente para mergulhadores experientes.
Não é permitido pernoite. Camping selvagem é PROIBIDO nesta área.