Pico do Papagaio

O Pico do Papagaio com 982 metros de altitude é o segundo ponto mais alto de Ilha Grande, abaixo apenas do Pico da Pedra d´Água com 1.035 metros. Do seu topo temos uma visão panorâmica (com cerca de 300º graus de ângulo aberto) de quase toda a Ilha Grande, do continente desde Angra dos Reis até a Restinga da Marambaia. Se o tempo estiver bem aberto, sem nebulosidade, é possível avistar a Pedra da Gávea, na Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro.

A trilha do Pico do Papagaio é a mais difícil de toda a Ilha Grande, em mata fechada com terreno de grande inclinação, não há visão para o céu. O terreno possui variações no solo com trechos pedregosos e varias árvores atravessadas na trilha.

Nível de dificuldade: Difícil
Tempo de percurso: De 02 a 03 horas só de ida.

pico-do-papagaio-ilha-grande--3 pico-do-papagaio-ilha-grande--10
pico-do-papagaio-ilha-grande--19 pico-do-papagaio-ilha-grande--25

Curiosidade sobre o pico do Papagaio:

É um pedra monumental de muitas faces. Dependendo do ângulo e posição que olhamos, podemos imaginar um cachorro ou um rato.

Principal atrativo:

Contemplação da vista de quase toda a Ilha Grande e sentir a paz e harmonia da natureza, refletir e admirar sua linda vista.

Dicas do ilhagrande.com.br:

  • Não existe água potável no Pico. Abasteça seu cantil na passagem pelo primeiro rio que cruzar na trilha. Não há outro;
  • Leve óculos de sol e protetor solar – O topo é uma rocha sem vegetação;
  • É muito aconselhável a contratação de um guia local e é ideal sair cedo para aproveitar a caminhada, ter tempo para descansar, curtir a paisagem, fotografar e iniciar a descida no máximo às 15h. A noite chega bem mais cedo nesta trilha e não é permitido o acampamento no pico ou em suas redondezas;
  • Existe real possibilidade de perder-se na mata, principalmente no retorno. Vários casos já foram registrados no quartel do Corpo de Bombeiros da Vila do Abraão.

Como chegar no pico do Papagaio:

Somente caminhando desde Abraão pela estrada que vai para a Vila de Dois Rios – trilha T14. Após cerca de 1500m na T14, está o ponto inicial da trilha para o Pico do Papagaio (T13) que inicia em forte subida a direita. O tempo total de caminhada, desde a Vila do Abraão, ida e volta, é de 3,5 a 5 horas, some mais o tempo de permanência no topo do pico.

Confira as fotos do Pico do Papagaio

+ Fotos
Preservação Ambiental Você também é responsável pela preservação de Ilha Grande.
Não deixe nada além de pegadas. Não mate nada a não ser o tempo e não tire nada além de fotografias.

 

Onde você encontra e quem faz