Mirante da Lagoa Verde

O nome Mirante da Lagoa Verde é recente. O de batismo é Pedra do Urubu, onde estas aves, responsáveis por manter limpas as praias dos restos mortais de peixes e outros animais, costumam descansar as asas depois das longas jornadas em busca de alguma guloseima.

Quem está hospedado na Enseada de Araçatiba, pode incluir a visita ao Mirante da Lagoa Verde na caminhada que passa pela Lagoa Verde, contornando parte da costa até a Praia da Longa e retornando para Araçatiba pela T06, subindo ao mirante e retornando para a T06 para Araçatiba. Tudo em cerca de 3,5 horas de caminhada de dificuldade média.

Há dois caminhos para você chegar nesse mirante. Ambos partindo da trilha T6.  Logo depois do acesso à Lagoa Verde, encontrará a saída à esquerda. Este é o mais fácil em termos de orientação porque é o mais usado, porém, a subida é muito forte, braba mesmo, seguindo uma caneleta de água da chuva, com muitas erosões e obstáculos. O outro caminho, muito mais “leve” é por uma trilha não sinalizada que inicia no topo do morro entre a Praia da Longa e a Praia da Cachoeira. Cuidado ! Há risco real de perder-se já que está trilha é nova, muito pouco usada, é bem provável que o mato esteja bem fechado, sendo necessário encontrar marcações nas árvores. Há risco REAL de perder-se.

O visual do Mirante da Lagoa Verde é fantástico desde seu início, enquanto margeamos  a praia e caminhamos mata adentro, admirando seus animais, insetos e vegetação. Lá de cima temos uma visão privilegiada da Lagoa Verde, Praia da Cachoeira, Praia de Araçatiba e a região onde fica a cidade de Paraty. Vale a pena chegar até lá e apreciar todo esse visual incrível desse mirante!

Nível de dificuldade: Média
Tempo de percurso: 45 minutos partindo da Praia Grande de Araçatiba / 35 minutos da Praia da Longa.

Lagoa Verde vista do alto do mirante Lindo visual do Mirante da Lagoa Verde
Araçatibinha vista do Mirante da Lagoa Verde Continente visto do Mirante da Lagoa Verde

 Dicas do ilhagrande.com.br:

  • Vista calça comprida e roupas leves. Leve água, lanche e máquina fotográfica;
  • É prudente fazer a trilha leve  com auxilio de um guia ou condutor local.

+ Fotos  Confira as fotos do Mirante da Lagoa Verde

Colaboradores do ilhagrande.com.br:

Guia Ecológico João Pontes (Fotos) e Bernardo José (Texto).

Onde você encontra e quem faz