Restaurantes na Ilha Grande

Restaurantes existem onde haja movimento de turistas.   Em algumas localidades, funcionam apenas no verão e alguns são do tipo flutuantes, fazendo ponto em locais de maior movimentação.

Na maior parte da Ilha Grande, os restaurantes estão vinculados com as pousadas.  Isso se deve ao fato ou de falta de espaço físico na praia ou por inviabilidade comercial, já que a maioria das pousadas situadas na costa noroeste e oeste da ilha (desde a ponta dos macacos até praia vermelha) por terem sido os primeiros empreendimentos turísticos, são equipadas com seus próprios restaurantes que servem refeições não apenas para os hóspedes mas também para os visitantes das praias.  Também há  restaurantes que trabalham  independentes  das pousadas.

Sobre a gastronomia, como já foi citado antes, come-se muito bem na Ilha Grande. O prato típico da Ilha Grande é o peixe com banana, natural nas regiões litorâneas,  mas não é sempre que é servido, até mesmo porque nem todos sabem a verdadeira receita original. Como assim não sabem a receita?  Porque muitos restaurantes importaram cozinheiros de fora da Ilha.  O preparo consiste em cozinhar a fruta bem verde ( e tem a banana mais apropriada) em panela de ferro, junto com postas de peixe (garoupa, badejo, namorado, dourado e robalo são os mais utilizados). Não deixe de experimentar!

Os frutos do mar são oferecidos em toda parte, com produtos frescos. Podemos citar como exemplo as caldeiradas, moquecas, risotos, o popular peixe frito, o peixe a brasileira, etc .  Também se encontra as receitas da culinária tradicional, com carnes bovinas, aves, saladas, massas, pizzas, etc. Também terá os lanches com pão, sorvetes, doces e salgados, bebidas nacionais e importadas, a querida caipirinha, batidas, licores.

Vários restaurantes oferecem a maravilhosa oportunidade de ter as mesas sobre a areia da praia.

Localidades da Ilha Grande com restaurantes anunciados: