Dicas, sugestões, conselhos


Conselhos e sugestões

Se você é do tipo que preza um passeio em local que ofereça ótima infra-estrutura e todas as facilidades de uma cidade, então a Ilha Grande não é o local indicado. Ilha Grande é turismo ecológico, é aventura, tem mato, insetos, desconforto em algumas ocasiões a luz pode faltar e o telefone às vezes não funciona.
Ao desembarcar na Vila do Abraão, haverá grande chance de você ser abordado por “flanelinhas” que o disputarão com ofertas de hospedagem. Tenha muito cuidado com as ofertas de diárias a preços mais baixos. Muitos destes estabelecimentos são ILEGAIS e por consequência, você estará expondo-se a riscos inerentes a estas condições. Fazer a reserva de hospedagem com antecedência é uma forma de garantir um bom local de hospedagem e evitar perder tempo ao chegar, andando para procurar.
Cuidado com a segurança no traslado marítimo. Pequenos barcos com passagem baratinha, lotação acima da capacidade (principalmente em feriados) falta de equipamentos de salva-vida. Os proprietários / condutores são homens acostumados com o mar e muitas vezes não sabem avaliar (ou ignoram) o perigo de conduzir pessoas que podem entrar em pânico numa situação de ventos fortes, situações que podem ocorrer de uma hora para outra. Estar informado sobre a previsão do tempo pode ajudar.A Capitania dos Portos de Angra dos Reis realiza fiscalizações no mar e nos portos, principalmente no verão e feriados prolongados. Sabemos que a fiscalização não consegue cobrir toda a extensão ao mesmo tempo.


O que evitar / cuidados

Se você tem um cão companheiro de viajem, não o leve. Provavelmente você vai se arrepender ou se aborrecer. É peculiar o fato que todos os cães de lá tem dono, mas 95% deles vivem nas ruas e são bairristas – não gostam de seus semelhantes “forasteiros”.
Se você pensa em deixar o carro nas ruas de Angra ou Mangaratiba, não faça isso, deixe-o em estacionamento, vá de ônibus, de táxi…


O que não levar para a Ilha Grande

Não leve stress e agitação, na Ilha Grande, o tempo “passa mais devagar”, as pessoas são mais devagar. Fato que se harmoniza com a natureza. Não leve drogas, poderá ser preso. Não leve roupa social, não leve guarda-sol para praia (não se usa).


O que não fazer

O camping selvagem é proibido. A visitação à Reserva Biológica da Praia de Sul é proibida. veja aqui o que é proibido…


O que trazer e deixar

Artesanato, pequenas lembranças, etc. Paz, tranqüilidade, bom humor, amor e respeito com a natureza em maior grau que quando você foi, sua mente revigorada, saudades no coração, vontade de voltar, fotos ou filme de vídeo. Deixe apenas pegadas, amizades e saudades …

Se você tem dúvidas e perguntas, informe se aqui nesta página.