Comunidade de Aventureiro - Ilha Grande - RJ

Mais Aventureiro – Comunidade

Na pequena vila de Aventureiro moram pouco mais de 100 pessoas (dado de 2009), povo simples e acolhedor que vive da pesca artesanal, da pequena lavoura de subsistência e da atividade turística voltada para campings rústicos que acolhem os surfistas e fornecem refeições simples para os visitantes. Como exemplo, da cultura local caiçara, citamos que e a produção de farinha da roça é uma atividade corrente entre os moradores em suas casas de farinha.  Destacamos também que a canoa caiçara, mais do que um meio de transporte, é um ferramenta de trabalho na pesca.

Na praia de Aventureiro há uma pequena igreja e uma escola de Ensino Fundamental. Para cursar o ensino médio, os jovens, deslocam-se diariamente para a Vila de Provetá através um barco fretado pela Prefeitura de Angra. A diversão dos locais é o futebol na praia, que reúne os moradores e também turistas.

Não existe comércio em Aventureiro e a energia elétrica só através pequenos geradores movidos a gasolina ou diesel que funcionam normalmente até as 22:00hs. Telefone celular, dificilmente vai funcionar. Os barcos dos moradores de Aventureiro não tem dia certo da semana para a viagem a Angra dos Reis. No verão, sempre existe um fluxo maior mas nunca pode contar como certo.

A sede administrativa da Reserva Biológica da Praia de Sul (RBPS) e do Parque Estadual Marinho do Aventureiro localiza-se na aqui na praia do Aventureiro.

Áreas de proteção ambiental no Aventureiro

A comunidade de Aventureiro vive em um conflito legislativo no que se refere a áreas de proteção ambiental. A rigor eles não poderiam estar morando aqui, assunto que está em discussão já faz muito tempo, porque a Reserva Biológica  abrange o povoado do Aventureiro que já existia antes.  Uma das soluções para resolver o impasse é proposta pelo CODIG – Comitê de Defesa da Ilha Grande, que seria a criação da RDS Aventureiro, Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Aventureiro.

É muito importante alertar que:
Não é permitida a entrada de turistas na área demarcada da RBPS. Ou seja, a visitação as praia de Sul, de Leste e suas lagoas, é PROIBIDA por Lei.  Lembrando que há fiscalização incerta da policia Florestal nesta área.

Como chegar em Aventureiro:

  • De lancha desde Angra dos Reis, Araçatiba, praia Vermelha. Veja o Flexboat Natiga 1;
  • De barco desde Provetá, Praia Vermelha, Araçatiba ou Angra dos Reis. Mais informações aqui;
  • De escuna ou lancha desde Abraão (passeio volta a Ilha);
  • Caminhando pela Trilha T9 que inicia no fim da Praia de Provetá. A T9 pode ser considerada de dificuldade media para alta. Trechos de grande declividade, mata fechada e descampados.