Trilha T02 – Aqueduto – Saco do Céu

Trilha T02 – Aqueduto – Cachoeira da Feiticeira – Saco do Céu

Distância: 9.200 metros (só a ida)
Nível: Subidas e descidas de alto grau de inclinação
Preparo físico: Semipesado
Duração: 4 horas (só a ida)
Orientação: Médio
Atrações: Mirantes, animais silvestres, riachos, cachoeira, rapel, piscina natural, mangues, praias, ruínas, igreja, bares, restaurantes e pousadas.

Se você quiser conhecer belas praias, se deixar açoitar pelo véu da Cachoeira da Feiticeira, se encantar com um gigantesco espelho d’água que reflete o céu e é habitado por estrelas do mar, atravessar mangues, tomar banho de mar e em rios encachoeirados, mergulhar em piscinas naturais, saborear as delícias do mar em requintados restaurantes, este é o caminho.

No entanto, é uma caminhada pesada que exigirá bom preparo físico para enfrentar as subidas e descidas fortes que fazem parte de 50% do trajeto. Se o seu destino for a Cachoeira da Feiticeira e você quiser evitar uma boa subida, existe serviço de barco entre o Abraão e a Praia da Feiticeira, de onde você seguirá a pé até a cachoeira. Entretanto, você não estará livre de extenuante subida (1.400 metros). Esta opção do barco também é boa para quem está retornando da cachoeira e não pretende seguir até o Saco do Céu.

Em certas épocas do ano, principalmente nos feriados prolongados em que o número de turistas ultrapassa o limite do suportável, provavelmente não sobrará muito espaço para você se banhar no poço formado pela cachoeira. Fora destes dias, são grandes as chances da cachoeira ser só sua.

Devido à presença de animais silvestres, nenhum riacho do caminho é de água potável. Portanto, saia para o passeio abastecido e sempre que possível reabasteça o cantil em algum bar pelo caminho. Na Enseada das Estrelas há bares e restaurantes em quase todas as praias.

 Dicas do ilhagrande.com.br:

  • Esteja você numa pousada, num camping ou em casa de amigos, sempre que sair para um passeio deixe recado informando o seu destino;
  • O uso de um cantil é imprescindível em qualquer caminhada. Lanterna também é importante;
  • Lembre em colocar sua vida e bem estar em primeiro lugar, faça uma caminhada com segurança acompanhado de um guia.

Percurso: Aqueduto – Cachoeira da Feiticeira – Praia da Feiticeira

Grupo de trekking em frente ao Aqueduto - Abraão - Ilha Grande - RJ Construção histórica do aqueduto na época do presídio

Para chegar ao Aqueduto, siga as orientações da Trilha T01 (Circuito do Abrão) até chegar à Placa Informativa T02 (Aqueduto – Saco do Céu).

Do Aqueduto até a Cachoeira da Feiticeira são aproximadamente 3,6Km de trilha, a maior parte de subida. A partir do Aqueduto a trilha começa subindo suavemente. Após bambual (bambus amarelos) à direita, surge rampa de pedra por onde desce um riacho, o qual mais à frente você irá atravessá-lo. Depois de passar pela ponte, a trilha seguirá subindo por entre a mata, com o piso ficando cada vez mais acidentado e inclinado. De vez em quando, por entre os galhos, você verá à esquerda o Pico do Papagaio.

Com mais ou menos 30 minutos de caminhada desde que você saiu do aqueduto, a trilha chega ao topo do morro. A partir desse ponto, a trilha irá descer com muitos ziguezagues. Ao passar por bambual à direita (Bambu-açu), o gradiente de descida diminui. Após passar sobre pedras, onde em certas épocas pode existir riacho, surge bifurcação à esquerda, subindo. Essa trilha (em degraus) dá acesso à Cachoeira da Feiticeira. Se este não for o seu destino, siga descendo a trilha principal até chegar à próxima bifurcação à esquerda (que também dá acesso à cachoeira) e siga as instruções do próximo percurso.

Cachoeira da Feiticeira

Rapel na Cachoeira da Feiticeira - Ilha Grande - RJ Rapel na Cachoeira da Feiticeira - Ilha Grande - Angra dos Reis

Para alcança-la, siga a trilha à esquerda, que sobe inclinada e com muitos degraus. Ao ficar plana, aproveite para apreciar a vista panorâmica de parte da Enseada das Estrelas. A trilha que você vê descendo à direita dá acesso à Trilha T02 e à Praia da Feiticeira. Se na volta da cachoeira este for o seu destino, é por esta trilha que você terá que descer.

A trilha segue plana por mais alguns metros e logo surge bifurcação descendo à direita. A descida é íngreme e é preciso cuidado ao caminhar. Logo você se depara com o véu de água que despenca de doze metros de altura e forma piscina entre as pedras do rio. Beleza pura!

Ao retornar da cachoeira, num trecho em que se tem um belo visual da Enseada das Estrelas, a trilha bifurca. A que segue à direita, subindo, vai para o Abraão. Se você for seguir na direção do Saco do Céu ou da Praia da Feiticeira, siga a trilha da esquerda até chegar à trilha principal (T02).

Após cruzar riacho, a trilha faz curva à esquerda e segue descendo na direção do mar. Antes de chegar à praia, numa curva à direita, surge uma pedra rente ao mar (Mirante da Feiticeira), de cima da qual vemos toda a praia.

Praia da Feiticeira

Visão incrível da Praia da Feiticeira do mirante de mesmo nome Praia da Feiticeira com suas águas convidativas para um mergulho

Percurso: Praia da Feiticeira – Saco do Céu

Trilha T02 - Praia da Feiticeira - Saco do Céu - Ilha Grande - RJ Trilha T02 - Praia da Feiticeira - Saco do Céu - Ilha Grande - RJ

Ao chegar à bifurcação na Trilha T02, se o seu destino for à Cachoeira da Feiticeira ou o Abraão, siga à esquerda subindo. Para chegar à cachoeira, entre na primeira trilha que surgir à direita, subindo íngreme. Após essa subida, surge bifurcação à esquerda, a qual dá acesso ao Abraão. Mantenha-se à direita até a trilha começar a descer na direção da cachoeira.

Se o seu destino for o Saco do Céu, siga à direita, descendo. Após atravessar riacho, que seguirá acompanhando a trilha num vale à direita, fique atento para uma bifurcação que irá surgir depois que a trilha faz curva em U à direita. A trilha que vai em frente, subindo, é a trilha que você terá de seguir para chegar ao Saco do Céu.

Nessa bifurcação se você quer ir a Praia do Iguaçu tome a trilha a direita. Se você for a esta praia (10 minutos de caminhada, ida e volta), ao chegar noutra bifurcação logo você avista a Praia do Iguaçu e seus coqueirais.

Seguindo na direção Saco do Céu, a trilha sobe brevemente e logo começa a descer escadaria de cimento até terminar na areia da Praia de Camiranga. Em linguagem indígena, camiranga é uma espécie de ave de rapina conhecida como urubu.

Após extenso cais que chega até a calçada de uma casa, você passará pelo rio Camiranga, que em condições normais é possível alcançar a outra margem com um pulo. Assim que terminar a praia, a trilha sobe pequeno trecho entre árvores e logo chega às areias da Praia do Perequê.

Essa travessia pela areia da praia pode se transformar numa aventura quando a maré está cheia. Cem metros antes do final da praia, onde blocos de pedras quase impedem a passagem, siga a trilha que irá surgir à esquerda, junto a umas casas. Logo ela faz curva à direita e passa pela ponte de cimento que cruza o Rio Perequê.

Após a ponte, a trilha segue plana, passa ao lado das ruínas de antiga fazenda do século XIX e chega a pequeno bar à direita e várias casas em ambos os lados da trilha. Qualquer caminho à direita vai dar na Praia de Fora, onde há um restaurante e um cais.

Após a vila de casas, a trilha entra num trecho de mata subindo suavemente. Assim que começar a declinar, você avista a Enseada do Saco do Céu. Siga contornando a enseada. De vez em quando surgem pontes que atravessam pequenos rios e trechos de mangue. Pousadas e restaurantes à beira mar começam aparecer. Depois de passar pela escola pública, você chega à Igreja de São Cosme e São Damião, em frente a um cais. Siga até o próximo cais, onde ficam as Placas Informativas T02 (Saco do Céu – Aqueduto) e T03 (Saco do Céu – Freguesia de Santana).

Saco do Céu

trilhas-de-ilha-grande-t02-ilha-grande-rio-de-janeiro-25 trilhas-de-ilha-grande-t02-ilha-grande-rio-de-janeiro-34

O Saco do Céu é verdadeiro refletor de estrelas. Em noites de céu límpido, você tem a sensação de estar à beira de abismo infinito de estrelas. Entretanto, o nome da enseada deve-se às estrelas que habitam seu fundo.

Passeios em canoas indiana ou em pequenos barcos nos levam ao centro da enseada de onde é possível apreciar as serras cobertas pela mata, e para encantar de vez, deslizar até a Praia do Amor e mergulhar em suas águas transparentes sobre um céu de estrelas do mar.

Para retornar ao Abraão, você poderá fretar um barco.

 Dicas do ilhagrande.com.br:

  • Esteja você numa pousada, num camping ou em casa de amigos, sempre que sair para um passeio deixe recado informando o seu destino;
  • O uso de um cantil é imprescindível em qualquer caminhada. Lanterna também é importante;
  • Lembre em colocar sua vida e bem estar em primeiro lugar, faça uma caminhada com segurança acompanhado de um guia.

+ Fotos  Confira as fotos da Trilha T02

Colaboração com fotos: Guia Ecológico João Pontes

Colaboração com conteúdo: Guia Bernardo José

Onde você encontra e quem faz