Trilha T05 – Bananal – Sítio Forte

Trilha T5 – Bananal – Sítio Forte

Distância: 4.900 metros (só a ida)
Nível: Subida e descida com médio grau de inclinação
Preparo físico: Médio
Duração: 2 horas (só a ida)
Orientação: Fácil
Atrações: Praias, mangue, tartarugas, mirantes, ruínas, igreja, figueira branca, bar, restaurantes e pousadas

Será uma caminhada com muitas atrações pelo caminho. Entre a Praia do Bananal e a Praia de Passaterra a subida é bem suportável e você terá vistas espetaculares da imensa Baía da Ilha Grande, de suas ilhas, praias, vilas e cidades cercadas pela grande muralha formada pela Serra do Mar. Passará ao lado de figueiras gigantescas, piscinas naturais e mangues onde vivem caranguejos, siris e camarões. Em quase todas as praias é possível a prática do snorkeling e não será difícil você nadar ao lado de belas tartarugas. O trecho mais puxado é entre a Praia do Marinheiro e Praia do Sítio Forte.

Percurso: Bananal à Sítio Forte (1 hora e 30 minutos a 2 horas)

Trilha T05 - Bananal à Sítio Forte - Ilha Grande - RJ Trilha T05 - Bananal à Sítio Forte - Ilha Grande - RJ

Saindo da Placa Informativa T05 (Bananal – Sítio Forte), siga na direção do cais, passando em frente à Pousada do Preto. Mantenha-se à esquerda passando entre casas. No final da praia a trilha sobe suavemente passando por trecho de mato e um descampado à esquerda (vestígio de deslizamento). A trilha irá subir por bom trecho. Para aliviar as pernas, ela irá descer por uns 50 metros, mas logo volta a subir.

Em meio à descida, a trilha irá bifurcar. Qualquer uma que você seguir vai em direção à Praia de Matariz. Prefira seguir a trilha da direita, que é um pouquinho mais  longa mas melhor de caminhar. Qualquer uma te levará à ponte que dá acesso à praia.

Praia de Matariz

Trilha T05 - Praia de Matariz - Ilha Grande - RJ Trilha T05 - Praia de Matariz - Ilha Grande - RJ

Água transparente, uma bela pousada, comunidade acolhedora, a capela em louvor à Santana, posto de saúde, armazém, bar e as ruínas de uma antiga fábrica processadora de sardinhas compõem o cenário desta praia.

Aproveite para reabastecer o cantil no único armazém da praia e descansar para a próxima etapa, apreciando sob a sombra das amendoeiras, as belezas desta praia.

Ao sair da praia, siga por calçada de concreto rente ao mar. Após o cais, contorne o muro da antiga fábrica até encontrar a ponte que atravessa o rio à sua direita. Assim que atravessar a ponte, surgem casas à direita e à esquerda da trilha, e muitos cachorros também. Evite ameaça-los, pois a situação só irá piorar.

Vá em direção ao bambuzal, onde há placa de sinalização T05. Neste ponto, a trilha bifurca. Siga a trilha da direita, que começa a subir acompanhando os postes da rede elétrica. Em meio à subida, a trilha margeia capinzal e o visual ao redor é magnífico – serras cobertas de floresta à esquerda e o mar azul à direita.

Ao passar pela placa de sinalização T05, surge bifurcação à direita, indo na direção de bambuzal. Essa trilha vai dar na Praia da Jaconema; uma pequenina praia de água transparente e muito frequentada por tartarugas e mergulhadores.A melhor maneira de conhecê-la é hospedando-se na sua única pousada.

Siga, portanto, a trilha principal que continuará subindo. Assim que começar a descer surge placa informativa T05, onde está escrito: Figueira Branca. Olhando em frente, você irá se deparar com descomunal árvore, cujas raízes envolvem enorme bloco de pedra. Impossível não parar para se admirar tamanha imponência. Continue pela trilha principal passando junto às raízes da figueira, na direção de outra placa de sinalização T05, que indica a direção Sítio Forte.

Depois de boa subida (se é que isso é bom), a trilha sai da mata e volta a passar entre sapezal dando para se avistar toda a Baía da Ilha Grande, suas ilhas e cidades litorâneas no continente. Quê panorama!

Em meio à descida, você irá passar ao lado de uma subestação da companhia de energia (AMPLA). Mais alguns metros, você começará a ver o mar por entre os galhos à direita. A descida termina nas areias da belíssima Praia de Passaterra.

Praia de Passaterra

Trilha T05 - Praia de Passaterra - Ilha Grande - RJ

No instante em que começa a praia, há trilha à direita que vai dar numa deliciosa piscina natural, cercada de blocos de pedras com jardins suspensos de bromélias.

Sua água calma, morna e transparente é de tirar o fôlego dos praticantes de snorkeling. Em seus 160 metros de extensão há inúmeras pousadas para você relaxar e curtir a exuberante natureza desta bela praia.

Seguindo em frente, depois de passar por uma pousada, suba a escadaria de cimento e em seguida vá para a direita, na direção da Igreja Assembleia de Deus. Próximo dela, surge bifurcação. Siga de preferência a trilha da esquerda, contornando a igreja. Depois que elas voltam a se encontrar, siga à direita acompanhando o mar. As boias azuis que você vê no mar marcam as fazendas de criação de mexilhões. Logo, você chega à Praia de Maguariqueçaba.

Praia de Maguariqueçaba

Trilha T05 - Praia de Maguariqueçaba - Ilha Grande - RJ

Em linguagem indígena, Maguariqueçaba significa algo em torno de “ninho das garças”, e de fato, existem algumas garças por lá. É a irmã gêmea de sua vizinha Passaterra e suas águas límpidas são um convite ao mergulho. É muito comum a presença de tartarugas em suas águas.

Depois de atravessar a praia, a trilha segue subindo por escada de chão passando ao lado de placa de sinalização T05. Siga a trilha da direita, acompanhando os postes da rede elétrica. Neste trecho, o visual da Baía da Ilha Grande é magnífico! Note placa T05 informando sobre o cultivo de mexilhões e coquille de Saint-Jacques.Ao se aproximar do mar, fique atento para uma bifurcação que irá surgir à direita. Essa trilha vai dar na pequenina Praia do Marinheiro.

A trilha oficial (T05) é a que segue à esquerda e mais à frente começará a subir inclinada até chegar numa casa no alto à direita. A trilha contorna o terreno desta casa e depois segue descendo com muitas curvas até chegar ao gramado da Praia do Sítio Forte, onde há uma Placa Informativa T05Manguezal.

Entretanto, há uma trilha costeando o mar que liga a Praia do Marinheiro à Praia do Sítio Forte. Esta trilha é bem fechada e apresenta trecho de subida assim que começa. Ao atravessar o pequeno morro, você passará por uma residência numa belíssima praia de mangue. Atravesse a ponte de troncos e siga costeando o mangue até chegar à praia, junto às Placas T05 (Sítio Forte – Bananal) e T06 (Sítio Forte – Araçatiba).

 Dicas do ilhagrande.com.br:

  • Esteja você numa pousada, num camping ou em casa de amigos, sempre que sair para um passeio deixe recado informando o seu destino;
  • O uso de um cantil é imprescindível em qualquer caminhada. Lanterna também é importante;
  • Lembre em colocar sua vida e bem estar em primeiro lugar, faça uma caminhada com segurança acompanhado de um guia.

+ Fotos  Confira as fotos da Trilha T05

Colaboração com fotos: Guia Ecológico João Pontes

Colaboração com conteúdo: Guia Bernardo José

Onde você encontra e quem faz