Trilha T15 – Dois Rios – Caxadaço

Trilha T15 – Dois Rios – Caxadaço

Distância: 5.800 metros (ida e volta)
Nível: Subidas e descidas
Preparo físico: Semi-pesado
Duração: 3 horas e 40 minutos (ida e volta)
Orientação: Médio
Atrações: Praia, riacho, piscinas naturais, animais silvestres, tartarugas, caminho colonial, árvores frutíferas e vestígios indígenas.

Nem sempre é possível se visitar a Praia do Caxadaço e a Praia de Dois Rios no mesmo passeio. Se você pretende passar por Dois Rios, deixe para fazer isso ao retornar do Caxadaço.

Embora você chegue perto de Dois Rios, onde há uma cantina (meia hora de caminhada desde a PlacaT15), em nenhum momento você passará por algum bar. Portanto, esteja munido de água e reforçado lanche, pois o desgaste será grande. Imprescindível levar lanterna, pois a volta poderá ser no escuro.

Caso a noite te alcance na estrada, não siga o corta-caminho a partir da Piscina dos Soldados, continue pela estrada para maior segurança.

Percurso: Dois Rios à Caxadaço (1 hora e 50 minutos)

Trilha T15 – Dois Rios – Caxadaço - Ilha Grande - RJ Trilha T15 – Dois Rios – Caxadaço - Ilha Grande - RJ

Estando na Placa Informativa T15, desça a trilha e passe pelas pedras no leito de rio. Após o rio, a trilha faz curva á direita e começará a subir suavemente, passando por ponte feita de tronco e tendo à direita, por entre os galhos das árvores, visões espetaculares da Praia de Dois Rios.

Num determinado ponto, quando a trilha dá as costas para Dois Rios, se você for bom observador notará que o lugar já foi um pomar pela quantidade de árvores frutíferas que aparecem por entre a mata como mangueiras, jaqueiras, goiabeiras e cajueiros.

A trilha segue subindo, passa quase sob pedra inclinada e mais à frente, à direita, surge placa de sinalização T15, indicando as direções Caxadaço e Dois Rios. Em pouco tempo você começará a caminhar por uma trilha totalmente calçada de pedras, Caminho das Pedras como é conhecido e que segundo a historiografia, foi construído pelos escravos e servia para escoamento dos produtos das lavouras que existiam entre Dois Rios e o Caxadaço.

Trilha T15 – Dois Rios – Caxadaço - Ilha Grande - RJ Trilha T15 – Dois Rios – Caxadaço - Ilha Grande - RJ

O caminho segue entre a mata ora subindo, ora ficando plano, fazendo curvas à esquerda e à direita.

Assim como a subida, a descida também será longa. Quase no final, depois de passar entre touceiras de bambu, a trilha ira descer bastante inclinada até atravessar um riacho com muitas pedras e uma deliciosa piscina. A água desse riacho é limpa, mas é recomendado usar um purificador de água para consumi-la, já que na região habita uma comunidade de bugios que fazem uso de suas águas.

Logo após o riacho, siga à direita, passando entre blocos de pedra até chegar às areias desta impressionante praia.

Caxadaço

Trilha T15 – Caxadaço - Ilha Grande - RJ Trilha T15 – Caxadaço - Ilha Grande - RJ

Caxadaço é o mesmo que dizer caixa grande ou de aço e que na linguagem dos mapas antigos representa um lugar da costa abrigado e protegido das ondas. E é isso o que acontece com esta pequenina praia de águas cristalinas e abrigada do mar alto por imensas pedras, formando impressionante piscina natural.

O fundo rochoso ostenta magníficos corais e algas e em suas águas nadam varias espécies de peixes e é comum a presença de tartarugas.

À esquerda da praia, há uma trilha que sobe inclinada entre pedras e raízes e que dá acesso ao Mirante do Caxadaço, de onde é possível se avistar trecho da Praia de Lopes Mendes, a Ilha de Jorge Grego e toda a piscina do Caxadaço, quase cercada por árvores que se debruçam ao mar.

É comum aparecer algum barco trazendo turistas. Se houver vaga, pode ser uma boa opção para você retornar ao Abraão caso suas pernas relutem em seguir em frente.

Dicas do ilhagrande.com.br:

  • Esteja você numa pousada, num camping ou em casa de amigos, sempre que sair para um passeio deixe recado informando o seu destino;
  • O uso de um cantil é imprescindível em qualquer caminhada. Lanterna também é importante;
  • Lembre em colocar sua vida e bem estar em primeiro lugar, faça uma caminhada com segurança acompanhado de um guia.

+ Fotos  Confira as fotos da Trilha T15

Colaboração com fotos: Guia Ecológico João Pontes

Colaboração com conteúdo: Guia Bernardo José

Onde você encontra e quem faz