Aventureiro

A Praia de Aventureiro segundo muitas opiniões é o local mais paradisíaco da Ilha Grande com deslumbrantes paisagens. Resiste a décadas sem alterar suas características. Lugar para ouvir o som das ondas e curtir a luz de lampião e velas ou o luar. Aqui o tempo parece que quase parou o que notamos ao observar sua modesta vila de pescadores guarda muito da cultura local, hoje com mais de 100 moradores.

A praia do Aventureiro apresenta cerca de 500m de areia fina e prateada, fundo raso e consistente, água límpida e mar agitado, exceto na extremidade esquerda de quem chega pelo mar, onde existe um pequeno cais para atracação. No lado esquerdo de quem olha do mar, está o coqueiro mais famoso da Ilha Grande, o “coqueiro deitado” é cartão postal da praia de Aventureiro e da Ilha Grande, no local também existe uma pequena piscina natural. Aventureiro é muito procurada por surfistas que chegam em grupos e hospedam-se em campings “caiçaras” autorizados pela Prefeitura de Angra dos Reis. Existe dois mirantes em Aventureiro, o da Espia, ao lado esquerdo de quem chega no cais, onde há uma escada de corda que conduz ao topo da predra mais alta da ponta do Aventureiro. O outro é o mirante da Sundara acessado por uma trilha em subida, que parte também próximo do cais, são cerca de 20minutos de subida mas o visual vale a pena, abrangendo grande parte da costa sudoeste da Ilha Grande. A praia vizinha, uma extensão de Aventureiro é chamada de praia do demo, esta sem habitações.

Seu nome faz sentido porque nem sempre é fácil chegar à Praia do Aventureiro. Quando o mar está de ressaca não é aconselhável navegar, fazendo a travessia das “temíveis” pontas do Drago e Meros. Nessas circunstâncias o único jeito para se chegar em Aventureiro é caminhando a partir da Vila de Provetá.

Dicas do ilhagrande.com.br:

  • Na praia de Aventureiro não existe pousada nem estrutura completa para receber os turistas, mas há quartos simples que são alugados por muitos moradores, além de vários campings domésticos e normalmente bem rústicos;
  • Não existe comércio em Aventureiro e a energia elétrica é somente através de pequenos geradores movidos à gasolina ou diesel que funcionam normalmente até às 22h;
  • Nos restaurantes dos campings é possível dar uma espiada em alguma televisão ou ouvir rádio;
  • Não deixe de levar um saco da deliciosa farinha preparada pela “Neneca”.
  • Não há sinal de telefonia celular;
  • No verão o acesso é controlado pela fiscalização Ambiental, existindo uma capacidade de ocupação diária de 560 pessoas. As licenças para embarque e permanência em Aventureiro são expedidas pela TurisAngra, localizada na entrada da cidade de Angra dos Reis, Praia do Anil, Av. Ayrton Senna, 580. Telefones (24) 3367.7826 e 3369.7704. É recomendado telefonar antes de viajar para Angra. Se você não tem autorização é melhor não arriscar.

Como chegar em Aventureiro:

    • De barco ou lancha desde Provetá, Praia Vermelha, Araçatiba ou Angra dos Reis. Mais informações aqui;
    • De lancha desde Araçatiba (passeio);
    • Caminhando pela Trilha T9 que inicia no fim da Praia de Provetá. A T9 pode ser considerada de dificuldade média para alta. Trechos de grande declividade, mata fechada e descampados.

Pouquíssimos barcos estão autorizados pela Capitania dos Portos para transportarem turistas até Aventureiro, já que se trata de percurso em mar aberto. Quando o mar está muito bravo por motivo de vento ou ressaca o transporte marítimo é inviável. Então, se você tem dia certo para retornar, tome isso em consideração, porque pode acontecer de ter que sair no dia anterior, fazer a trilha para Provetá que é uma das mais difíceis de Ilha Grande, dormir em Provetá para pegar um barco no outro dia de manhã cedo.

+ Fotos de Aventureiro Fotos de Aventureiro

 

Preservação Ambiental

Esta área possui grandes restrições ambientais. Se informe aqui!
Não deixe nada além de pegadas. Não mate nada a não ser o tempo e não tire nada além de fotografias. Você também é responsável pela preservação de Ilha Grande.

 

O que você encontra aqui

Hospedagem

Não há hospedagem cadastrada.

Gastronomia

Não há gastronomia cadastrada.

ATENÇÃO

Área com grandes restrições ambientais. A ocupação é controlada no verão. Veja com atenção as Dicas do ilhagrande.com.br acima.