Praia de Araçatibinha

Praia de Araçatibinha, também conhecidada como Praia de Araçatiba para os mais antigos, é uma praia paradisíaca, pequena, de areias claras e tom dourando, sombreada por amendoeiras e muito sossego. Ótima para se banhar e relaxar.

Suas águas são como uma piscina, sendo marcante sua transparência e muito agradável para o banho durante a maior parte do ano, sem ondas e com poucas marolas, que vem e vão, compondo uma relaxante canção junto as aves e outros animais que por ali fazem morada.

Se você gosta de nadar em meio a fauna e flora marinha, como tartarugas e estrelas do mar, aqui é um ótimo local para se praticar o snorkel, que pode ser alugado na Praia Grande de Araçatiba ou então diretamente na pousada onde estiver hospedado.

Dos dois lados da praia existem pedras e é ali que podemos encontrar a maior parte da flora e fauna marinha.
Por seu tamanho, tranquilidade e atrativos é ideal para passeios a dois ou em família, que buscam um dia agradável juntos.

A tranquilidade reina e até mesmo podemos esquecer da vida e agito da cidade, enquanto caminhamos por entre sua areia macia ou então num relaxante banho de mar durante o dia ou a noite.

A noite nos encantamos com outro fenômeno surpreendente da natureza: os plânctons! Que iluminam suas águas e areias num tom esverdeado de neon, nos convidando novamente para um banho em meio a esse jogo de luz.

O local apresenta infraestrutura de pequeno porte, com hospedagem e um bar/restaurante que funciona no antigo cais que pertencia a uma antiga fábrica de sardinha em lata.

Araçatibinha é uma das praias mais belas e calmas de toda enseada de Araçatiba, que é composta por 6 praias ao todo: Praia da Cachoeira (vizinha da Lagoa Verde), Grande de Araçatiba (principal), Viana, Araçatibinha ou Praia de Araçatiba, Itaguaçú e Vermelha.

Todas elas são ligadas por trilha, a trilha T06 (Sítio Forte – Araçatiba) passa pela Praia da Cachoeira e Grande de Araçatiba e a Trilha T07 (Araçatiba – Gruta do Acaiá) passa pelas demais.

Fotos da Praia de Araçatibinha

Final da trilha para a Praia de Araçatibinha - Ilha Grande

Final da trilha para a Praia de Araçatibinha

Vista do canto direito da Praia de Araçatibinha - Araçatiba - Ilha Grande

Vista do canto direito da praia

A praia é semi-deserta e muito tranquila

A praia é semi-deserta e muito tranquila

Início da trilha para a Praia Vermelha - Ilha Grande

Início da trilha para a Praia Vermelha

Curiosidade sobre a Praia de Araçatibinha:

Nome oficial “Praia de Araçatiba”. Apelidada mais tarde como Araçatibinha, foi na década de 50 endereço de uma das mais de 20 fábricas de sardinhas de Ilha Grande, auge da indústria pesqueira na ilha.

Com o tempo a indústria da pesca abriu espaço para o turismo e algumas das fábricas vieram a ser pousadas e outras ruínas em meio a Mata Atlântica.

Principais atrativos – O que fazer, atividades de lazer na Praia de Araçatibinha:

  • Snorkel: Águas claras favorecendo a contemplação da fauna e flora subaquáticas;
  • Trilhas e caminhadas: Curtas e de nível fácil a intermediário, dela você pode voltar para a Grande de Araçatiba ou então continuar para a Praia Vermelha;
  • Pôr do sol sobre a serra do mar;
  • Stand up paddle e Caiaque;
  • Pescaria;
  • Passeios náuticos: Lagoa Verde, Sítio Forte, Lagoa Azul, Saco do Céu, Abraão, Palmas, Lopes Mendes, Meros, Gruta do Acaiá.

Dicas do ilhagrande.com.br:

  • Se estiver hospedado na Praia Grande de Araçatiba ou arredores, é bem provável que a hospedagem disponibilize de snorkel, nadadeiras, caiaques ou canoas para alugar ou já inclusos no preço da diária. Assim você vai poder aproveitar ainda mais as águas e conhecer a rica biodiversidade marinha de Ilha Grande;
  • Cuidado! Por mais calmo que seja o mar dessa região da ilha, é muito importante avisar sempre a hospedagem sobre onde está indo, a hora de saída e quando pensa em voltar embora. Maré e vento são duas das variáveis que podem influenciar e muito o seu passeio, esteja atento e evite imprevistos.

Como chegar na Praia de Araçatibinha:

  • Coordenadas de GPS: S 23°1’56.3” / W 44°33’38.572”;
  • Caminhado desde a praia Grande de Araçatiba ou desde a praia Vermelha pela Trilha T7 (Araçatiba – Gruta do Acaiá).
  • É a primeira praia que vai encontrar quando caminhar desde a Praia Grande de Araçatiba sentido a Gruta do Acaiá. Ela tem um pequeno cais parcialmente em ruínas onde funciona um bar;
  • Caminhando desde Provetá pela trilha T8;
  • Contratando um barco particular (taxi-boat), na praia grande de Araçatiba ou praia Vermelha;
  • A conexão da Enseada de Araçatiba com Angra dos Reis é diária, através do barco de turismo Natiga (Flexboat) que faz a travessia em 35 minutos. Mais informações, veja aqui.
Angra dos Reis - Araçatiba, Praia Vermelha, Bananal.

De Angra dos Reis para a Enseada de Araçatiba.

Mapa e fotos da Praia de Araçatibinha:

Ver mapa da enseada de Araçatiba+ Fotos da Praia de Araçatibinha

O que você encontra aqui