Trilha T13 – Abraão – Pico do Papagaio

Trilha T13 – Abraão – Pico do Papagaio

Distância: 12.000 metros (ida e volta)
Nível: Subida e descida de alto grau de inclinação
Preparo físico: Pesado
Duração: 6 horas (ida e volta)
Orientação: Difícil
Atrações: Riachos, animais silvestres, mirantes, escalada.

Do Pico do Papagaio (959 metros) acima do nível do mar, é possível enxergar boa parte do litoral da Ilha Grande e do continente. Dependendo da visibilidade, dá para se ver toda a extensão da Restinga da Marambaia, a Pedra da Gávea no Rio de Janeiro, o Dedo de Deus na Serra dos Órgãos e o Pico do Frade na Serra da Bocaina.

Entretanto, chegar ao topo deste mirante não é nada fácil. A trilha é severa, com 6 quilômetros de subida o tempo todo e na volta, a descida não é menos cansativa e os joelhos sofrem com os impactos.

Se você é montanhista, há duas vias grampeadas a partir da base para se chegar ao cume.

Não faça essa trilha depois do meio dia para não correr o risco de retornar no escuro. A companhia de um guia é fundamental para que tudo dê certo. Inúmeras pessoas já ficaram dias perdidas e precisaram ser resgatados pela Defesa Civil.

Como no caminho não tem nenhum bar, é imprescindível levar água e um reforçado lanche. Também não deixe de levar lanterna e evite subir se o pico estiver encoberto.

Percurso: Abraão à Pico do Papagaio (6 horas ida e volta)

Trilha T13 – Abraão – Pico do Papagaio - Ilha Grande - RJ Trilha T13 – Abraão – Pico do Papagaio - Ilha Grande - RJ

Siga as orientações do Percurso da Trilha T14 (Abraão – Dois Rios) até chegar à placa informativa T13, que indica o início da trilha para o Pico do Papagaio. Essa caminhada pela estrada até a placa T13 dura aproximadamente 20 minutos.

A trilha começa estreita, subindo bem inclinada e com o piso bastante irregular e assim será até chegar ao topo. Para te enganar, mais à frente ela ficará plana por uns 20 metros, mas logo volta a subir bastante acidentada e totalmente coberta pela mata. É comum encontrar árvores tombadas na trilha dificultando ainda mais o caminhar exaustivo.

Bem mais para cima, você começará a ouvir som de rio descendo por entre a mata à direita.  Após cruzar pequeno córrego a trilha segue com muitos obstáculos no piso. Nascentes vão surgindo, enquanto a trilha praticamente some entre as pedras e raízes. Logo após placa de sinalização T13 a trilha volta a cruzar riacho. Deixe para beber água no próximo riacho, antes de começar a subir. Ao passar ao lado de enorme pedra (à esquerda), você chega neste riacho. O maior de toda a caminhada. É hora de abastecer o cantil e apreciar a beleza do local enquanto pega fôlego para o que está por vir. Daqui para frente, a subida será implacável.

Trilha T13 – Abraão – Pico do Papagaio - Ilha Grande - RJ Trilha T13 – Abraão – Pico do Papagaio - Ilha Grande - RJ

Ao sair do riacho, a trilha sobe alguns metros e logo fica plana, passando por vestígio de riacho. Daqui para frente é toca pra cima íngreme com o piso totalmente coberto de raízes, folhas e pedras.

Ao ficar ligeiramente plana, a trilha passa sob uma pedra à esquerda e logo a seguir por outra pedra (pontuda) também à esquerda e volta a subir. Mais à frente, a subida será por entre extenso bambuzal. Observe com atenção o leito da trilha, pois o piso fica praticamente coberto pelas folhas de bambu.

Ao entrar num trecho de mata, a subida tornar-se mais suave. Não demora muito, os bambus voltam a ladear a trilha e árvores tombadas podem bloquear o caminho que passa próximo de pirambeira coberta de mata à direita. Depois de algumas curvas, surge área alagadiça, onde há placa de sinalização T13. Após a placa, a trilha sobe por breve trecho, fica plana e começará a descer na direção de um riacho. Após atravessá-lo, ela volta a subir suavemente. Talvez você nem note vestígio de trilha à direita. Siga à esquerda até passar por outra placa T13.

Alerta:

Logo após essa placa você chega numa bifurcação. A trilha (ou trilhas) que surge à direita dá acesso a um mirante do qual se avista o Pico do Papagaio por baixo. A trilha para esse mirante passa entre pedras e sobe à esquerda por entre mato e arbustos. Subitamente, você chega à beira de um abismo. Olhando para cima, você verá a descomunal pedra que forma o bico, equilibrada sobre a ponta da imensa pedra que você está. Há uma via para escalada na parede menos inclinada, que termina à direita da pedra que forma o bico. Visual espetacular!

Trilha T13 – Pico do Papagaio - Ilha Grande - RJ Trilha T13 – Pico do Papagaio - Ilha Grande - RJ

Para chegar ao topo, siga a trilha da esquerda, que segue bastante acidentada aproximando-se cada vez mais de imenso monólito de granito. Outra placa T13 surge e a trilha segue num piso bastante acidentado. Talvez você nem note uma trilha descendo à esquerda, mas se notar ignore-a e siga em frente, na direção da base do pico.Se você notar que está se afastando da base do pico, volte e tente encontrar a trilha que segue em sua direção.

Ao chegar à base do pico o piso torna-se liso, coberto por cascalho fino parecendo areia. Neste trecho, muito bonito, a trilha sobe suavemente, passando entre blocos de pedras e rente ao paredão.

Trilha T13 – Pico do Papagaio - Ilha Grande - RJ Trilha T13 – Pico do Papagaio - Ilha Grande - RJ

Ao afastar-se do paredão a trilha avança sobre blocos de pedras e volta a subir inclinada. Em alguns pontos surgem mirantes estonteantes. Depois de curva para a direita, com o piso bastante acidentado, a trilha passa entre dois abismos e acaba abruptamente num abismo de quase mil metros coberto de mata. Você está no céu! Abaixo de você, o Paraíso! Há um livro de cume para você registrar sua emoção.

Pico do Papagaio

Você está a 959 metros de altura e por conta de seu posicionamento não é possível ver toda a orla da Ilha Grande. Além de extensas serras cobertas de mata, você verá parte da Praia de Dois Rios, de Lopes Mendes, toda a Enseada do Abraão, parte do Saco do Céu e quase todo litoral da Costa Verde com suas ilhas e cidades. O topo é estreito, não passa de 4 metros de largura e é abismo para todos os lados. Evite sair do espaço da trilha ou dos locais limpos pelo constante pisar dos visitantes. Os mais corajosos e sem problemas com altura até conseguem subir na pedra de bordas inclinadas que forma o bico e tiram fotos impressionantes. O problema maior são os pesadelos à noite.

Trilha T13 – Pico do Papagaio - Ilha Grande - RJ Trilha T13 – Pico do Papagaio - Ilha Grande - RJ

Dicas do ilhagrande.com.br:

  • Esteja você numa pousada, num camping ou em casa de amigos, sempre que sair para um passeio deixe recado informando o seu destino;
  • O uso de um cantil é imprescindível em qualquer caminhada. Lanterna também é importante;
  • Lembre em colocar sua vida e bem estar em primeiro lugar, faça uma caminhada com segurança acompanhado de um guia.

+ Fotos  Confira as fotos da Trilha T13

Colaboração com fotos: Guia Ecológico João Pontes

Colaboração com conteúdo: Guia Bernardo José

Onde você encontra e quem faz