Praia do Pouso

A Praia do Pouso é a porta de entrada e passagem obrigatória para todos aqueles que desejam chegar a Lopes Mendes por trilha. É pequena e com um visual deslumbrante. Apesar do grande número de turistas que a cruzam rumo a Lopes Mendes, ela costuma ser silenciosa e perfeita para relaxar.

Seu mar é calmo, esverdeado e transparente, sem ondas, raso e com muito verde ao redor, que nos proporcionam agradáveis sombras. Se tornando ótima para crianças e pessoas de mais idade, em busca de descanso e fugindo do agito do Abraão.

E por mais incrível que pareça, na pressa de chegar em Lopes Mendes, muitos turistas deixam de apreciar as sutis belezas daqui.

E aqui na Praia do Pouso existe também um restaurante flutuante, onde você encontra bebidas, deliciosas porções e culinária caiçara. Além de ambulantes que oferecem lanches e uma barraca de água de coco gelada.

O trajeto de barco, ida e volta, custa em média R$ 30 por pessoa, dependendo do tipo da embarcação. Os dois tíquetes são adquiridos na ida. Guarde com cuidado o recibo para voltar e fique atento ao horário do último barco, para não perder a hora e correr o risco de voltar a pé.

Procure voltar antes do horário do barco partir de volta para Abraão e aproveite também essa praia encantadora, perfeita para descansar depois de um dia no mar agitado da Praia de Lopes Mendes.

Fotos da Praia do Pouso

A Praia do Pouso e o flutuante, único restaurante da praia Aqui na Praia do Pouso você encontra diversas opções de passeios
Vendedores de água de coco, bebidas e lanches na Praia do Pouso Faixa de areia moderada e muito verde na Praia do Pouso

Principais atrativos:

 Dicas do ilhagrande.com.br:

  • Praia de Lopes é muito procurada para o surf e o ponto mais próximo para hospedagem é a Enseada de Palmas, com grande variedade de campings, pousadas e chalés;
  • Para quem quiser conhecer mais esse lado da ilha, o Farol de Castelhanos é um ótimo atrativo e pode ser acessado pela Trilha T12, atravessando piscinas naturais, mirantes e ruínas pelo caminho, e as praias paradisíacas de Itaóca, Itaoquinha, Jurubá e Castelhanos, com águas transparentes e muito sossego, fazem parte do percurso;
  • E caminhando pela Trilha T12, no sentido do farol, você encontra a opção de seguir pelo “Caminho da Aroeira”, uma estrada que vira a direita (larga suficiente para passar um carro) que termina no canto leste da Praia de Lopes Mendes (lado esquerdo olhando para o mar), onde se encontra a capela de Lopes Mendes, a boia decorada com um mosaico e, mais adiante, no fim da praia na encosta rochosa um excelente ponto para mergulho e snorkel.

Como chegar na Praia do Pouso:

  • Coordenadas de GPS: S 23°1’59.3” / W 44°13’87.212”;
  • Trilha T10 (Abraão – Praia do Pouso): Essa trilha que parte da Vila do Abraão apresenta dificuldade semipesada e seu percurso em grande parte é feito na mata e possui grande variedade de fauna e flora. Ao chegar na Enseada de Palmas, Pouso é a 3° praia, ponto de partida para a Praia de Lopes Mendes;
  • Passeios saindo da Vila do Abraão: Esse roteiro sai todos os dias com destino à Praia do Pouso, um dos passeios mais procurados em Ilha Grande, pois é aqui onde inicia a Trilha T11 (Praia do Pouso – Lopes Mendes), percurso fácil de caminhar e na maior parte coberto por árvores;
  • Contratando um barco particular (taxi-boat, lancha ou barco): O aluguel de embarcações para passeio funciona praticamente em toda a Ilha Grande e também facilmente encontrado no continente nas cidades de Angra dos Reis, Conceição de Jacareí, Mangaratiba. Na Vila do Abraão diariamente você encontra taxi-boats com destino a Praia do Pouso onde você pode dividir a viagem com outros turistas.

Praia Brava - Enseada de Palmas - Ilha Grande

Praia de Itaóca (5 min)  <<  Caminhe!  >>  Praia dos Mangues (5 min).

O que você encontra aqui

Hospedagem

Não há hospedagem cadastrada.

Gastronomia

Não há gastronomia cadastrada.