Praia da Aroeira

A Praia da Aroeira dispensa comentários, majestosa e com muito verde ao redor, logo desperta naqueles que vêem as fotos, um desejo enorme de conhecê-la, seja pela Mata Atlântica, que se debruça pelo morro até quase beijar o mar, ou pelas águas, que de tão translúcidas, nos levam a flutuar num outro universo de cores, formas e movimentos.

É uma das praias mais isoladas da Enseada de Palmas, sendo possível chegar apenas por uma trilha “não oficial” e pelo mar. Quando visitar Palmas, considere uma visita por aqui, o tráfego marítimo é quase inexistente e com certeza se surpreenderá com tamanha beleza e tranquilidade.

As águas costumam ser muito calmas, o que favorece a prática do remo e snorkel. Sem dúvidas um dos melhores pontos de Ilha Grande para aproveitar o que de melhor o mar tem a nos oferecer.

As águas cristalinas, mornas e de tom esverdeado da Praia da Aroeira, características comuns das praias da Enseada de Palmas, nos surpreende com a vida marinha em abundância, onde logo próximo a areia da praia podemos ver grande quantidade de peixes e outros animais marinhos.

Aqui na Praia da Aroeira existe apenas uma residência particular, sem nenhuma infraestrutura turística. Portanto, é sempre bom lembrar de trazer bebida e comida da Praia do Pouso ou Mangues, antes de continuar a caminhada pelo “Caminho da Aroeira”.

Fotos da Praia da Aroeira

Muito verde e Mata Atlântica fazem parte da Praia da Aroeira A Praia da Aroeira possui areia parcialmente sombreada, com árvores e palmeiras
A famosa "Estrada da Aroeira", caminho para o canto esquerdo de Lopes Mendes Praia da Aroeira e suas águas cristalinas e esverdeadas

Principais atrativos:

Curiosidades e dicas do ilhagrande.com.br:

  • Essa região da Praia da Aroeira e Arrecifes possuem águas extremamente cristalinas, com grande variedade de peixes e corais, com certeza vale a pena trazer um snorkel e nadadeiras e conhecer melhor suas águas;
  • O famoso “Caminho da Aroeira” é um caminho misto de terra e areia, que faz ligação com a Praia de Lopes Mendes. Já foi muito usada no passado quando o povoado de Lopes Mendes ainda existia, e portanto, precisavam chegar lá com mantimentos e demais compras trazidas do continente.
  • Ilha Grande possui apenas 02 estradas que cortam a ilha do lado continental para o oceânico, o “Caminho da Aroeira” e a Abraão – Dois Rios (Trilha T14).

Como chegar na Praia da Aroeira:

  • Coordenadas de GPS: S 23°1’55.6” / W 44°12’68.122”;
  • Trilha T12 (Pouso – Farol dos Castelhanos): A partir da Praia do Pouso o caminho é de fácil orientação, passando pelas Praias de Itaóca e Itaoquinha, no “Caminho da Aroeira” basta continuar até a bifurcação, logo após as ruínas do antigo colégio, e seguir a estrada pela esquerda;
  • Pode vir também de caiaque ou stand up paddle por exemplo, margeando a enseada e desfrutando de todo o percurso pelo mar;
  • Contratando um barco particular (taxi-boat, lancha ou barco): Não existem linhas regulares de passeios para as Praias da Aroeira e Arrecifes, mas você pode encontrar facilmente embarcações para alugar na própria Enseada de Palmas, na Vila do Abraão ou no continente.

Praia Brava - Enseada de Palmas - Ilha Grande

O que você encontra aqui

Hospedagem

Não há hospedagem cadastrada.

Gastronomia

Não há gastronomia cadastrada.